Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2020

Testemunha ouvida pelo TRE afirma que agente da Fundação Casa orientou voto no PSBD nas eleições

Investigação foi aberta após uma denúncia de que duas educandas tiveram que votar algemadas uma à outra

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma testemunha ouvida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo em um processo envolvendo a Fundação Casa diz que um agente da instituição orientou adolescentes internadas a votarem 45, a legenda do PSDB, nas eleições municipais.

CONFIRMA 

O número corresponde ao usado pelo prefeito reeleito Bruno Covas (PSDB) nas urnas. De acordo com o relato, uma adolescente perguntou: “É pra votar 45, né?”. O servidor da instituição que a acompanhava assentiu.

PADRÃO 

Ele ainda teria dito “é pra votar 45” a outras duas jovens levadas da unidade Chiquinha Gonzaga da Fundação Casa, na capital, à EMEF Fabio da Silva Prado, onde votaram.

ATADAS

A investigação foi aberta após uma denúncia de que duas educandas que cumprem medida socioeducativa na instituição tiveram que votar algemadas uma à outra. De acordo com relatos, uma das garotas precisou ficar do lado de fora da cabine, com o braço esticado, enquanto a outra votava, e vice-versa.

ESCUTA 

O TRE paulista diz que as autoridades competentes foram comunicadas —inclusive a Polícia Federal, que verificará se houve crime eleitoral.

INVESTIGANDO 

A Fundação Casa afirma que sua corregedoria geral abriu uma apuração preliminar para investigar o ocorrido “tão logo tomou conhecimento da denúncia” e que as adolescentes e os servidores envolvidos estão sendo ouvidos.

QUARENTENA

IVAN FINOTTI (interino) com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.