Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Advogado-bomba da Lava Jato do Rio mostra mensagens a colegas para se defender

Criminalista foi investigado sob acusação de vender facilidades para investigados na operação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O criminalista Nythalmar Dias Ferreira Filho, tido por advogados como “homem-bomba” da Lava Jato do Rio de Janeiro, procurou colegas para mostrar áudios de conversas que diz ter gravado quando atuou na operação. Do outro lado da linha estariam, segundo disse, agentes que participaram das investigações. Os advogados ficaram impressionados —embora não tenham como checar a autenticidade das gravações.

RADAR 

Nythalmar entrou no radar da advocacia do Rio quando começou a ter êxito considerado fora da curva na defesa de investigados da Lava Jato —atraindo clientes que antes contratavam bancas renomadas de defesa.

O advogado Nythalmar Dias Ferreira Filho
O advogado Nythalmar Dias Ferreira Filho - Reprodução

DE PERTO  

O sucesso foi tanto que advogados apresentaram representação contra ele, acusando-o de cooptar clientes alegando uma suposta proximidade com o juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Criminal do Rio.

DE LONGE 

Nythalmar passou então a ser investigado sob a suspeita de usar o nome do juiz para vender facilidades a alvos da Lava Jato, chegando a sofrer operações de busca e apreensão em seus endereços. Ele nega tudo. Mas, acuado, partiu para o contra-ataque nos bastidores.

CARTA 

Em sua atual cruzada, além de mostrar supostas conversas que teria tido com investigadores, ele exibe documentos para provar que não tentou cooptar clientes. Um deles é uma carta de próprio punho do ex-governador Sergio Cabral negando que tenha sido procurado pelo defensor, como havia sido publicado.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.