Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Dilma também nomeou Villas Bôas no Exército sem respeitar antiguidade

Ele era o terceiro da lista quando foi escolhido para o comando

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A eventual nomeação de um general mais jovem para o comando do Exército, como quer Jair Bolsonaro, não chega a ser novidade: o general Eduardo Villas Bôas era o terceiro da lista e foi nomeado por Dilma Rousseff em 2015.

FICHA  

Villas Bôas integrava a lista de nomes que o Exército envia ao presidente para que um deles seja escolhido para o cargo. São sempre três generais, escolhidos pela longevidade —e a expectativa é de que a nomeação recaia sempre sobre o mais antigo.

AREJADO  

O primeiro da lista naquele ano, porém, era ligado à área de ciência e tecnologia. O segundo declinou do convite, por razões pessoais. Entrevistado por Jaques Wagner, na época Ministro da Defesa, Villas Bôas acabou escolhido por ser mais ligado à tropa –e por ter fama de democrata, arejado e “cabeça aberta”, nas palavras de um integrante do governo Dilma.

CADEIA NELES 

Alguns anos depois, ele causaria decepção ao escrever o célebre tuíte sobre “impunidade” na véspera do julgamento da prisão de Lula, e que foi entendido como ameaça ao Supremo Tribunal Federal.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.