Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Comissão que trata da Rouanet cobra Mario Frias sobre nova composição

O atual mandato dos conselheiros chegou ao fim em março e, até agora, o governo não lançou o edital

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Representantes da sociedade civil que atuaram como conselheiros da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (Cnic) enviaram carta ao secretário Mario Frias (Cultura) pedindo que a pasta lance edital para a nova composição do conselho. O documento foi enviado na quinta (22).

A Cnic é responsável por avaliar projetos para a obtenção de incentivo fiscal via Lei Rouanet. O atual mandato dos conselheiros chegou ao fim em março e, até agora, o governo não lançou o edital.

No começo de abril, os membros do grupo foram informados que, enquanto não for estabelecida uma nova composição, o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, André Porciúncula, aprovará os projetos —sem a análise da Cnic.

"A Cnic é de suma importância para aproximar a sociedade civil e o governo para uma gestão compartilhada onde a transparência na seleção de projetos vai possibilitar a democratização no acesso aos recursos públicos, visando beneficiar toda a cadeia produtiva da cultura nacional", diz o texto.​

O documento é assinado por conselheiros que aturam no biênio 2019-2020. Ele também foi enviado ao secretário André Porciúncula.

Os signatários afirmam que a prática não garante a participação da sociedade civil em um processo decisório fundamental dentro do campo da cultura e da arte. E pedem que o edital para a composição do biênio 2021/2022 "seja lançado o mais rápido possível".

"Pela valorização da participação democrática!", finaliza o documento.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.