Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu jornalismo

Leda Nagle pede desculpa por disseminar notícia falsa de que Lula e o STF planejavam matar Bolsonaro

Ela acusa de má fé membro de grupo fechado que teria compartilhado o vídeo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A jornalista Leda Nagle pediu desculpas por ter disseminado uma notícia falsa afirmando que o ex-presidente Lula tinha um plano para matar o atual chefe do Executivo federal, Jair Bolsonaro.

A informação constava em um tuíte atribuído ao novo diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Gustavo Maiurino. Leda leu a mensagem em uma live no seu canal de YouTube. A conta da qual ela tirou a notícia, porém, era falsa.

No domingo, Leda disse em uma transmissão ao vivo: "O delegado Paulo Maiurino hoje colocou a seguinte nota: 'Partiu daqui, em conjunto com @LulaOficial e outros a ideia de matar Bolsonaro. Por enquanto não posso dizer muito, mas vocês saberão. Quem quiser pensar que é falsa a informação, fique à vontade, nos próximos dias saberão de muitas coisas. Deus abençoe vocês'. Quando ele diz, ele bota afoto do STF [Supremo Tribunal Federal]".

A fala fez com que ela recebesse diversas críticas na internet. Por causa do ocorrido, o seu nome consta entre os assuntos mais comentados do Twitter nesta segunda (19).

A jornalista publicou uma nota em suas redes sociais na qual diz lamentar o ocorrido. Ela afirma que a leitura da notícia falsa foi feita no sábado (18) durante transmissão ao vivo para um grupo fechado que ela mantém batizado Clube da Notícia, no qual ela debate o noticiário com seguidores que assinamo serviço.

"Os membros do Clube têm vez e têm voz e trocamos informações checando coletivamente as notícias das mídias tradicionais e da internet. No sábado, entre outras notícias, li um tuite viralizado", afirma ela.

"Algum membro do grupo, por má fé ou porque ficou impactado pela notícia, pinçou um trecho de dois minutos de uma live de 47 minutos e viralizou antes mesmo que eu tivesse voltado com a checagem completa da informação, até porque não tem live no domingo e isto só aconteceria às 20h de hoje [segunda] em live aberta de toda segunda", explica Nagle.

"Agora que vocês já conhecem o que aconteceu, peço desculpas", conclui ela.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.