Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Questionário com familiares expõe falta de informação sobre vacinação nos presídios

Pastoral Carcerária também ouviu advogados, agentes pastorais e servidores em quase todos os estados brasileiros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um questionário feito pela Pastoral Carcerária Nacional com familiares de pessoas presas, advogados, agentes pastorais e servidores do sistema prisional mostra que 83% dos entrevistados não têm informações sobre a vacinação contra a Covid-19 nos presídios brasileiros.

MINORIA

Apenas 1% diz que as pessoas privadas de liberdade estão sendo ou já foram vacinadas, e 16% afirmam que seus conhecidos serão imunizados.

NA ESCURIDÃO

Dos respondentes, 29% dizem que a administração das unidades não fornece quaisquer informações sobre os detentos, contra 27,8% que afirmam serem informados pelos órgãos.

ESCURIDÃO 2

“As secretarias de administração penitenciária da maioria dos estados não estão sendo transparentes nas medidas que têm tomado para combater a pandemia, deixando a população que necessita dessas informações desamparada”, conclui o relatório da Pastoral.

QUEIXAS

O questionário contabilizou 620 respostas de quase todos os estados, exceto Tocantins e Sergipe. Também foram registrados relatos sobre a falta do uso de máscara por agentes penitenciários e de locais em que as cartas semanais trocadas entre presos e familiares foram limitadas a uma lauda a cada 15 dias.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.