Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

STF deve tirar ação contra advogados de Lula e Bolsonaro das mãos de Bretas

OAB questiona competência da 7ª Vara Federal para investigar os defensores e a Fecomercio do Rio de Janeiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Segunda Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) deve julgar nesta terça (27) a competência da 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro, comandada pelo juiz Marcelo Bretas, para julgar advogados investigados no caso da Fecomércio do Rio de Janeiro.

ENDEREÇO

Além de sustentarem que a competência é da justiça estadual, os defensores pedem o trancamento da ação e acusam os investigadores de dirigirem a delação do ex-presidente da entidade Orlando Diniz para que ele incriminasse os advogados.

BANCA

As ações da operação tiveram como foco dezenas de advogados —entre eles, Cristiano Zanin, que representa Lula em vários processos, Frederick Wassef, que defende Jair Bolsonaro, e filhos de ministros de cortes superiores, como Eduardo Martins, filho do presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Humberto Martins.

BANCA 2

Elas foram consideradas um ataque à advocacia e mobilizaram a OAB, que entrou com ação no STF em defesa dos profissionais.

BANCA 3

A declaração de incompetência pode anular vários atos da investigação e até mesmo resultar em seu trancamento definitivo.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.