Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Ocupação de leitos de UTI salta de 79% para 85% em SP

Casos já vinham subindo no estado e internações intensivas aumentaram nas duas últimas semanas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A lotação de UTIs em São Paulo mostra que o país pode já estar vivendo a terceira onda da Covid-19. Segundo levantamento do SindHosp (sindicato dos hospitais, clínicas e laboratórios paulistas), o percentual de hospitais com ocupação de leitos acima de 80% deu um salto, e passou de 79% na última semana de abril para 85% nesta semana.

NO LIMITE 

Em 39% do total dos hospitais, a situação é mais grave, com 91% a 100% de seus leitos de UTI ocupados por pacientes infectados pelo coronavírus. A pesquisa ouviu 90 hospitais do estado entre 11 e 17 de maio.

O BÁSICO 

O SindHosp ainda aponta que a reposição de estoques do chamado “kit intubação” ocorre em ritmo lento. Entre os hospitais privados ouvidos, 58% dizem ter medicamentos suficientes para um período de dez a 15 dias, 34% para 15 dias e 24% para dez dias.

DOMINÓ 

A alta de casos de Covid-19 identificada na primeira semana de maio já havia acendido a luz amarela no governo de SP: o índice resulta em aumento de hospitalizações. Logo depois, de internações em UTI e, fatalmente, mais mortes.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.