Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Ministros do TSE recebem comitiva para discutir efeitos da reforma eleitoral em participação feminina

Representantes de mais de 150 entidades e movimentos estiveram presentes no encontro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) e presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Luís Roberto Barroso, e a ministra da corte eleitoral Maria Cláudia Bucchianeri receberam nesta quinta (19) uma comitiva formada por mulheres representantes de mais de 150 entidades e movimentos.

O grupo levou aos magistrados sua preocupação com o que chamam de retrocessos para o aumento participação feminina na política em decorrência da reforma eleitoral e política discutida pelo Congresso.

Ministros Luís Roberto Barroso e Maria Cláudia Bucchianeri recebem representantes de mais de 150 entidades e movimentos - Divulgação

A comitiva foi composta por representantes do Fórum Nacional de Mulheres de Instâncias de Partidos Políticos, da Frente Nacional pelo Avanço dos Direitos Políticos das Mulheres, da Coalizão Negra por Direitos, do Observatório de Candidaturas Femininas da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Paulo, da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político e do grupo Prerrogativas.

"A PEC 18/2021 e o PL 1951/2021 já foram aprovados no Senado e encaminhados para a Câmara. Ninguém estava prestando atenção nisso, mas esses são os que têm maiores alterações que impactam negativamente as mulheres. Eles flexibilizam as cotas de candidatura e tiram recursos das mulheres, são um horror", afirma a advogada Gabriela Araujo, que participou do encontro representando o Prerrogativas e a OAB-SP.

Araujo irá redigir uma nota técnica para apresentar ao TSE os pontos mais críticos das reformas propostas. O documento deverá ser entregue em uma próxima reunião com os ministros da corte.

Ministros Luís Roberto Barroso e Maria Cláudia Bucchianeri recebem representantes de mais de 150 entidades e movimentos - Divulgação

Durante o encontro desta quinta, foi deliberada ainda a elaboração de uma nota técnica com propostas para a inclusão de mulheres indígenas na política.

Nesta semana, a comitiva feminina também foi recebida pelo vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PL-AM), pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e por parlamentares das duas Casas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.