Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus cracolândia

Advogados pedem fim de inquérito contra ativistas acusados de distribuir cachimbos na cracolândia

Defensores dos direitos humanos são investigados pelo Ministério Público de São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um grupo de dez advogados ligados ao Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD) impetrou no Tribunal de Justiça de São Paulo um habeas corpus pedindo o trancamento de inquérito contra quatro defensores de direitos humanos que atuam na região da cracolândia, no centro da capital paulista. Eles são investigados pelo Ministério Público por suposta prática de “distribuição de seringas e cachimbos” para usuários de drogas.

CONTRA 

O inquérito foi aberto a pedido do então pré-candidato a vereador Rubinho Nunes, ligado ao MBL, e cita integrantes do coletivo A Craco Resiste. Os advogados negam que o grupo distribua seringas, mas destacam que a prática está associada à estratégia de redução de danos e é recomendada pela Organização Mundial da Saúde. “Há evidente tentativa de criminalização de política pública”, afirmam.

MÉTODO

"[A prática] busca evitar que usuários que irão fazer uso de substâncias psicoativas sofram danos maiores do que o próprio uso como, por exemplo, a contaminação por doenças como a Aids e as hepatites B e C. A abordagem tem como objetivo, portanto, minimizar os danos sociais e à saúde dos usuários", segue o habeas corpus. O documento ainda cita que a política é adotada em países como Holanda, Canadá e Austrália.

NA TELA

A atriz Regina Duarte, ex-secretária especial da Cultura do governo federal, esteve presente na pré-estreia do documentário “Nem Tudo se Desfaz”, do diretor Josias Teófilo. O evento ocorreu no Petra Belas Artes, em São Paulo. A deputada Carla Zambelli também compareceu. Leia mais sobre o evento aqui.

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.