Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

'Marighella' terá sessão em ocupação do MTST

O diretor Wagner Moura estará na exibição do filme na ocupação na zona leste de São Paulo onde vivem mais de 2 mil pessoas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O filme "Marighella", dirigido por Wagner Moura, terá uma sessão para os moradores da ocupação Carolina Maria de Jesus do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) em São Paulo, no dia 11 de novembro. O MTST tem como uma de suas lideranças Guilherme Boulos (PSOL-SP) .

O evento contará com a presença de Moura, da atriz Bella Camero, de lideranças do movimento negro e de Boulos, entre outros.

Mais de 2 mil pessoas vivem na ocupação popular que fica numa área de mais de 60 mil metros quadrados no Jardim Iguatemi, na zona leste da capital paulista. O terreno abandonado ganhou o nome da escritora mineira Carolina Maria de Jesus, autora de "Quarto de Despejo, Diário de uma Favelada" e é pleiteado para moradia pelo MTST desde maio.

O filme, que estreia nos cinemas no dia 4 de novembro, conta a história do guerrilheiro comunista Carlos Marighella (interpretado por Seu Jorge), morto pela ditadura militar. A produção é inspirada na biografia "Marighella: O Guerrilheiro que Incendiou o Mundo" (ed. Companhia das Letras), do jornalista Mário Magalhães.

EXIBIÇÃO PARA O MST

E no dia 6 de novembro o filme ganhará uma exibição popular no assentamento do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) Jacy Rocha, em Prado, na Bahia.

Participarão os atores Bruno Gagliasso, Henrique Vieira e José de Abreu, os familiares do líder comunista baiano Maria e Carlinhos Marighella e o dirigente do MST João Pedro Stedile. A cineasta Tata Amaral e os atores Herson Capri e Pally Siqueira também confirmaram presença no evento.

O assentamento Jacy Rocha tem três mil hectares, e mais de 200 famílias desenvolvem atividades agroecológicas relacionadas a bovinocultura leiteira, horta, café, pimenta do reino, urucum, piscicultura, cacau e pequenos animais.

com LÍGIA MESQUITA, VICTORIA AZEVEDO, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.