Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Srougi diz que médico pró-cloroquina cotado para a Anvisa 'envergonha' colegas

Urologista e professor titular da USP, Miguel Srougi relata que Hélio Angotti produziu apenas um artigo científico nos últimos dez anos e 'como quarto coautor'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O urologista Miguel Srougi, também professor titular da Faculdade de Medicina da USP, diz que Hélio Angotti, médico pró-cloroquina que trabalha no Ministério da Saúde e é cotado pelo governo Bolsonaro para integrar a cúpula da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), "envergonha a maioria dos seus colegas".

O urologista e professor titular da USP Miguel Srougi - Bruno Poletti-15.dez.2014/Folhapress

Srougi compartilhou o relato de que, "depois dos despautérios proferidos" por Angotti, teve a curiosidade de explorar a produção científica dele na base PubMed, que reúne pesquisas médicas. Encontrou sete artigos publicados desde 2005, sendo "apenas um nos últimos dez anos, na Revista Latino-Americana de Enfermagem, como quarto coautor".

"Isso talvez explique", segundo Srougi, "dois sentimentos insuportáveis que se espraiaram pela comunidade médica: a sensação de que a 'nota técnica' [que aponta eficácia e segurança comprovadas da hidroxicloroquina para a Covid] tenha sido redigida por um analfabeto funcional em ciência e que o Ministério da Saúde está apodrecido, porque suas lideranças não prestam".

O médico Hélio Angotti Neto, secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, é cotado para comandar a Anvisa - Carolina Antunes/PR

Angotti é um dos líderes do núcleo pró-cloroquina do Ministério da Saúde, também integrado pela secretária Mayra Pinheiro, conhecida como "Capitã Cloroquina". Foi ele quem assinou a nota técnica do Ministério da Saúde que contraria entidades científicas ao apontar eficácia e segurança comprovadas da hidroxicloroquina para a Covid e que coloca em xeque a eficácia da vacina.

Esse texto gerou reação e repúdio de especialistas e integrantes da própria Anvisa.

CORTINA ABERTA

A atriz Regina Braga recebeu o marido, o médico e colunista da Folha Drauzio Varella,
e o filho, o ator Gabriel Braga Nunes, após se apresentar com a peça "São Paulo", no Teatro Unimed, na terça (25), na capital paulista. designer gráfica Flávia Soares e sua mulher, a cantora Zélia Duncan, também foram à estreia do espetáculo com direção de Isabel Teixeira

JOELMIR TAVARES (interino), com LÍGIA MESQUITA, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH ​ ​ ​

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.