Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Justiça rejeita ação contra Felipe Neto apresentada por veículo bolsonarista

Jornal da Cidade Online disse ter sido prejudicado pelo comunicador e pediu indenização de R$ 100 mil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul indeferiu na segunda-feira (24) uma ação por danos morais contra o comunicador digital Felipe Neto apresentada pelo site bolsonarista Jornal da Cidade Online.

Alvo da CPMI das Fake News no Congresso e de quebra de sigilo autorizada pelo STF (Supremo Tribunal Federal), o veículo disse ter sido prejudicado por supostas notícias falsas veiculadas por Neto em suas redes sociais.

homem branco de cabelos pretos espetados
Imagem de entrevista concedida por Felipe Neto à Folha - Folhapress

Em postagens anexadas ao processo, o comunicador endossou denúncias feita pelo perfil Sleeping Giants, que alerta empresas sobre a divulgação de publicidade em sites que reproduzem conteúdo de ódio ou mentiroso. O portal bolsonarista chegou a perder anunciantes após o surgimento da iniciativa.

Afirmando ter sofrido prejuízos financeiro e moral por causa dos compartilhamentos de Felipe Neto, o Jornal da Cidade Online pediu uma indenização de R$ 100 mil e a exclusão das publicações, além de retratação pública.

O pedido de liminar já havia sido negado anteriormente, mas o Jornal da Cidade Online recorreu —e voltou a ser derrotado nesta semana.

"O conjunto probatório formado nos autos não possui elementos seguros a indicar que a conduta do requerido [Neto] foi determinante para acarretar os prejuízos de cunho material e moral sobre a pessoa jurídica autora", afirmou a juíza Juliana Pasetti Borges.

De acordo com a magistrada, o site bolsonarista não conseguiu demonstrar, de forma clara e segura, que a publicação do conteúdo por Neto tenha afetado sua imagem perante os leitores e anunciantes.

Borges afirma ainda que o elevado número de seguidores do comunicador e influenciador digital, por si só, não acarreta efeitos lesivos para o veículo.

Na decisão, a juíza não faz menção a outras denúncias de fake news por parte do Jornal da Cidade Online e diz que não pode apontar se as condutas do veículo e de Felipe Neto são corretas.

"O que se observa do caso dos autos é que ambas as partes defendem a partir de seus veículos de comunicação os seus respectivos pontos de vista e de defesa política, agindo em verdadeira militância ao encontro de seus ideais políticos e sociais, valendo-se do direito de livre manifestação garantido pela Constituição Federal", afirmou a magistrada.


CORTINA ABERTA

a atriz Regina Braga recebeu o marido, o médico e colunista da Folha Drauzio Varella,
e o filho, o ator Gabriel Braga Nunes, após se apresentar com a peça "São Paulo", no Teatro Unimed, na terça (25), na capital paulista. designer gráfica Flávia Soares e sua mulher, a cantora Zélia Duncan, também foram à estreia do espetáculo com direção de Isabel Teixeira

JOELMIR TAVARES (interino), com LÍGIA MESQUITA, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH ​ ​ ​

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.