Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Proximidade de Tarcísio com 'mini-Doria' gera críticas de bolsonaristas à pré-campanha em SP

Filipe Sabará é pivô de desavenças de seguidores do presidente no estado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A pré-campanha do ministro da Infraestrtutura Tarcísio de Freitas ao governo de SP já gera divergências nos setores de direita que o apoiam no estado —acirradas com a expectativa de que ele suba nas pesquisas, embalado pelo percentual de apoiadores de Jair Bolsonaro. O presidente tem 22% de ótimo e bom ente os paulistas, segundo pesquisa do instituto Datafolha feita em dezembro.

O ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas durante evento no Planalto
O ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas durante evento no Planalto - Pedro Ladeira-14.dez.2021/Folhapress

ME DÊ MOTIVO

Um dos pivôs da mais recente polêmica em torno de Tarcísio é Filipe Sabará, ex-secretário de Desenvolvimento Social da Prefeitura de São Paulo em 2017, quando o tucano João Doria era prefeito.

LINHA DO TEMPO

Chamado na época de "mini-Doria", ele rompeu com o antigo padrinho político, se filiou ao Novo para ser candidato –e acabou expulso da legenda por, segundo disse na época, divergir de ataques a Bolsonaro feitos pela agremiação.

EM CAMPO

Sabará tem circulado com Tarcísio em alguns compromissos no estado. Ele foi a um encontro reservado do qual participaram também o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente, e o ex-ministro Ricardo Salles. E também apareceu em uma fotografia ao lado do ministro em uma atividade da pré-campanha.

EM CAMPO 2

Bolsonaristas de primeira hora passaram a criticar severamente a presença dele nos eventos. A insatisfação foi vocalizada por Kim Paim, que mantém um canal no YouTube e apoia o presidente.

OUVI DIZER

"Me contaram que o Sabará está chefiando a campanha [de Tarcísio]", disse ele em um vídeo, mostrando postagens antigas em que Sabará dizia, por exemplo: "Entre a direita e a esquerda existem os liberais, que trabalham de forma inteligente para construir um país que vai pra frente".

NADA A VER

Filipe Sabará afirma que não tem mais nenhuma pretensão de se candidatar a cargos e nega que esteja chefiando a pré-campanha bolsonarista no estado.

APENAS AJUDAR

"É óbvio que vou ajudar [Tarcísio]. Agora, falar que estou na campanha é devaneio de bolsonaristas que querem ser mais bolsonaristas do que outros. O pessoal está em uma ciumeira impressionante", disse ele à coluna.

DE GRAÇA

Em uma postagem nas redes sobre o assunto, Sabará afirmou que o governo Bolsonaro é o melhor já eleito no Brasil e que continuará apoiando o presidente "de graça".

DIVINDADE

As cantoras Héloa e Lia de Itamaracá, que estão lançando o single "Odocyá" - Duda Portela/Divulgação

A artista sergipana Héloa convidou a cantora Lia de Itamaracá, titulada como patrimônio vivo de Pernambuco, para participar do seu novo single, "Odocyá". A faixa, que chega às plataformas nesta quinta-feira (17), conta com Carlinhos Brown e Lucas dos Prazeres na percussão. A canção celebra a força do mar e de Iemanjá e traz um canto tradicional da aldeia Kariri-Xocó, entoado pelo grupo de mulheres Tidzy Sabuk.

com LÍGIA MESQUITA, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.