Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Buscas sobre 'como ajudar a Ucrânia' disparam no Google

O estado do Paraná, que concentra a maior comunidade ucraniana no país, foi o que mais pesquisou pela frase

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

As pesquisas no Brasil sobre como auxiliar a Ucrânia na guerra contra a Rússia dispararam na internet. Um levantamento feito pelo Google Trends mostra que frase "como ajudar a Ucrânia", é a versão da pergunta "como ajudar" mais pesquisada pelos brasileiros nos últimos sete dias.

A população do Paraná foi a que mais buscou pela frase. É lá onde fica a maior comunidade ucraniana no país. Dos cerca de 600 mil descendentes de ucranianos no Brasil, 81% deles estão no estado, segundo a Representação Central Ucraniano-Brasileira.

Atrás do Paraná ficaram Santa Catarina e São Paulo.

Além disso, os dois assuntos mais pesquisados sobre o tema nos últimos sete dias foram "otan vai ajudar a Ucrânia" e "algum país vai ajudar a Ucrânia".

O encarregado de negócios da Embaixada da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach, disse na quinta-feira (3) que mais de cem brasileiros já se ofereceram para lutar contra a Rússia.

Tkach não informou se algum destes brasileiros irá ou já está na Ucrânia para participar da guerra. O diplomata disse que apenas pessoas com experiência em combates serão selecionadas.

"A inscrição [para participar dos combates] se realiza lá na Ucrânia. Para aplicar, ser escolhido, [são] pessoas com experiência", afirmou Tkach à imprensa. "São mais de 100 [brasileiros que se ofereceram]. Não podemos responder a todos", disse ainda.

NO PALCO

A atriz Virgínia Cavendish se reuniu no camarim com o elenco da peça "Terremotos", na sessão de pré-estreia na quinta-feira (3) no Teatro Sesi, em São Paulo. A atriz Paloma Bernardi também estava presente. O diretor do espetáculo, Marco Antônio Pâmio, passou pelos bastidores. ​

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.