Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Lula tem que intervir em crises do PT e preocupa aliados

Lideranças lamentam que ex-presidente tenha que interferir pessoalmente e não tenha mais porta-vozes para resolver problemas políticos nos estados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ex-presidente Lula está tendo que gastar boa parte de seu tempo para tentar apagar incêndios de seu próprio partido, o PT —que tem se desentendido internamente, ou com aliados, até mesmo em estados em que ele tem ampla dianteira de votos em relação aos outros candidatos.

O ex-presidente Lula (PT)
O ex-presidente Lula (PT) - Carla Carniel-10.mar.22/Reuters

É FOGO

O maior deles é em Pernambuco: Marília Arraes (PT-PE) decidiu deixar o PT depois de sofrer veto à sua candidatura ao Senado. Ela tem hoje 25,8% nas pesquisas. Mas o senador Humberto Costa (PT-PE) prefere apoiar o deputado federal Carlos Veras, que tem 1%.

URNA VAZIA

Na Bahia, o desentendimento é tamanho que o PT não lançará nomes hoje competitivos para a campanha eleitoral. Jaques Wagner desistiu de se candidatar ao governo do estado, e Rui Costa, o atual governador, também não concorrerá a cargo algum.

MESMO LUGAR

O senador Otto Alencar (PSD-BA), que é aliado do PT no estado, vai concorrer à reeleição.

INDO EMBORA

No Rio Grande do Norte, o atual senador Jean Paul Prates (PT-RN) também ameaça deixar o PT depois que a governadora Fátima Bezerra (PT-RN), candidata à reeleição, escolheu o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, para disputar o cargo de senador em aliança com ela.

NOVA CASA

Prates quer concorrer à reeleição e ameaça migrar para o PSD.

TEMPO LIVRE

Lideranças do PT e de partidos aliados se preocupam com o fato de Lula não ter, hoje, porta-vozes que possam costurar alianças e resolver os problemas nos estados. Desta forma, dizem, ele não pode ficar com a "cabeça livre para voar" e se dedicar a questões mais amplas e nacionais.


TAPETE VERMELHO

A cantora Karol Conká participou do evento de lançamento do reality show "Queen Stars Brasil", da HBO Max, realizado em São Paulo, na semana passada. A atração será apresentada pelas cantoras Luísa
Sonza e Pabllo Vittar. O cantor e ex-BBB Tiago Abravanel, que atuará como jurado do programa, também compareceu.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.