Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Negros foram os que mais morreram por Covid em São Paulo, diz estudo

Grupo também foi o mais afetado por ações de despejo, segundo levantamento do Instituto Pólis

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma pesquisa do Instituto Pólis mostra que a população negra e as famílias chefiadas por mulheres com renda de até três salários mínimos em São Paulo foram as mais afetadas com ações de despejo na pandemia, e também as que mais morreram por Covid-19.

Imagem aérea do cemitério da Vila Formosa, na zona leste de São Paulo, às vésperas do Brasil atingir a marca de 600 mil mortos por Covid
Imagem aérea do cemitério da Vila Formosa, na zona leste de São Paulo, às vésperas do Brasil atingir a marca de 600 mil mortos por Covid - Bruno Santos/ Folhapress

LUPA 

O estudo cruzou dados do Observatório de Remoções da USP com as taxas de mortalidade por Covid na capital entre 2020 e 2021, e com informações do Censo Demográfico do IBGE de 2010.

IN LOCO 

A região central e as periferias da cidade aparecem nos dois mapas: é onde mais acontecem ações de despejo e onde os óbitos por Covid são proporcionalmente maiores. O Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu desocupações durante a pandemia —medida que vale até a próxima quinta (31). Ainda assim, o Observatório da USP mapeou 794 casos durante o período, que foram contabilizados no estudo.

RISCO 

"Mesmo em meio à pandemia, em que a moradia é uma estrutura básica para a adoção de medidas de prevenção sanitária, essas famílias seguem ameaçadas de despejo", afirma o instituto, que defende a prorrogação da decisão.

CAMADA 

Nas áreas mais afetadas (centro e periferias), os negros representam 47,3% do total de mortos. A taxa está dez pontos percentuais acima da representatividade deste grupo na cidade: 37% da população de São Paulo é negra. O grupo também corresponde a mais da metade (51,8%) dos casos de despejos.

CAMADA 2 

Já as famílias chefiadas por mulheres com renda de até três salários mínimos representam 27,8% dos óbitos por Covid —quando correspondem a 23,4% da população da cidade. Além disso, foram vítimas de 27,9% dos casos de desocupações.

PANORAMA 

Para o instituto, o levantamento mostra "que há camadas de vulnerabilidade socioeconômica nos territórios mais sujeitos às remoções". A entidade diz ainda que os despejos representam não só uma ameaça individual à saúde das pessoas, mas também podem potencializar novas cadeias de contágio pela cidade.


RODA DE CONVERSA

O colecionador Orlandi Momesso e o diretor artístico do Masp, Adriano Pedrosa, participaram do bate-papo sobre obra do pintor José Antonio da Silva que ocorreu na quinta-feira (24), no museu. A diretora da SP-Arte, Fernanda Feitosa, também compareceu ao evento, que marcou o lançamento do livro "Silva: Um Gênio da Coleção Orandi Momesso". O artista Claudio Tozzi também passou por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.