Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Semana de 1922

MST participa de ópera no Theatro Municipal de São Paulo

'Café' é baseada em libreto de Mário de Andrade que fala sobre revolta popular após crise econômica de 1929

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Coletivo Nacional de Cultura do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) participa de "Café", ópera que estreia na próxima terça (3), no Theatro Municipal de São Paulo.

O espetáculo é baseado em libreto de Mário de Andrade e celebra o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. A montagem tem concepção cênica e direção de Sérgio de Carvalho. O músico Felipe Senna é responsável pelas composições.

O Coletivo Nacional de Cultura do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) participa da ópera "Café"
O Coletivo Nacional de Cultura do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) participa da ópera "Café" - Guilherme Gandolfi/MST

Segundo Carvalho, o texto é um dos mais politizados de Mário de Andrade e aborda a crise econômica de 1929, que gerou uma grande insatisfação popular no Brasil. O diretor já tinha trabalhado com o MST anteriormente. "Em uma peça que fala sobre luta social, fazia todo o sentido chamar um movimento que tem uma atuação histórica neste lugar", diz.

Para o MST, é simbólico que o movimento ocupe o Theatro Municipal de São Paulo, um dos principais espaços culturais do estado e do país.

A ópera é apresentada pela Orquestra Sinfônica Municipal e o Coral Paulistano e conta também com as participações do Balé da Cidade, da cantora Juçara Marçal e do cantor Negro Leo.

Para a estreia o MST convidou o ex-presidente Lula (PT), o ex-prefeito Fernando Haddad (PT), João Pedro Stédile, dirigente nacional do MST, e o cantor Emicida.

A ópera será exibida até 8 de maio.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.