Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2022 casamento

Veja a primeira foto de Janja vestida de noiva para casamento com Lula

Coberta de bordados feitos por moradoras de Timbaúba dos Batistas, peça foi um presente das estilistas Helô Rocha e Camila Pedrosa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A socióloga Rosângela da Silva, a Janja, já está pronta para a cerimônia que selará sua união com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na noite desta quarta-feira (18).

A coluna obteve uma foto sua vestida de noiva em primeira mão, clicada pelo fotógrafo Ricardo Stuckert.

A socióloga Rosângela da Silva, a Janja, vestida de noiva para o casamento com o ex-presidente Lula - Ricardo Stuckert/Divulgação

O casal se arrumou em lugares separados, seguindo a tradição de cerimônias de casamentos católicos.

Ela sobe ao altar nesta quarta usando um vestido na cor off white e coberto de bordados feitos por moradoras de Timbaúba dos Batistas, uma cidade da região de Seridó, no Rio Grande do Norte. A peça é assinada por Helô Rocha e confeccionada por Edson Honda.

Como antecipou a coluna nesta semana, o vestido de Janja foi um presente das estilistas Helô Rocha e Camila Pedrosa.

Helô foi apresentada à socióloga pela culinarista e apresentadora Bela Gil, filha de Gilberto Gil. A designer já tinha assinado o vestido de noiva da irmã dela, a cantora Preta Gil, e de artistas como Ísis Valverde.

Se a ideia inicial do casal era fazer uma cerimônia bem restrita, convidando apenas familiares e amigos que os dois têm em comum, a dificuldade de abrigar todas as pessoas muito próximas do petista exigiu um pouco mais de flexibilidade.

A lista de convidados conta, inclusive, com amigos que estreitaram relação com ambos quando o petista estava preso em Curitiba.

"Foram convidados os cupidos, que levavam as cartas dela para ele, na visita da manhã, e na visita da tarde pegavam as respostas de Lula e entregavam a ela", afirma um dos convidados da seleta lista.

Entre eles estão o advogado Luiz Eduardo Greenhalgh, velho amigo e que conhece Lula desde a fundação do PT, e amigos mais recentes, como os advogados Manoel Caetano e Luiz Carlos Rocha, o Rochinha, que o visitavam diariamente.

Os dois últimos foram apresentados a Lula pelo advogado Cristiano Zanin, que junto com a mulher, a advogada Valeska Teixeira Zanin Martins, coordenou a defesa do petista.

Da lista de advogados que podiam entrar na prisão diariamente faziam parte também a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, o ex-ministro Fernando Haddad e o deputado estadual Emídio de Souza.

Todos são considerados hoje amigos do casal e foram convidados para a cerimônia.

Janja também fez questão de incluir na lista funcionários que trabalham com o ex-presidente. Seguranças que convivem diariamente com o casal foram dispensados do trabalho para comparecer como convidados.

O cantor Chico Buarque e a advogada Carol Proner foram convidados, mas não vão conseguir ir à festa. Os dois, que também formalizaram a união, em setembro do ano passado, explicaram aos noivos que tinham compromissos inadiáveis na Europa.

Que comparecer nesta quarta receberá como lembrancinha da cerimônia um bordado com a inscrição "o amor venceu".

Bordado que será dado como lembrancinha de casamento do ex-presidente Lula com a socióloga Rosângela da Silva, a Janja - Reprodução

A peça, que consiste em um tecido envolto por um bastidor de artesanato, ainda traz as iniciais "J" e "L" e uma constelação composta por diferentes tipos de estrelas. O adorno decorativo poderá ser pendurado na parede.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.