Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Dimas Covas diz que Butanvac é 'uma das melhores vacinas que já vi' contra a Covid e anuncia inscrições para testes em 4,5 mil pessoas

O instituto conseguiu autorização para novos testes; voluntários devem ter entre 18 e 60 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Instituto Butantan vai abrir inscrições para recrutar, até o fim do mês, 4,5 mil pessoas que queiram participar da segunda fase dos estudos clínicos da Butanvac, a vacina que a organização desenvolve para combater o coronavírus. Os voluntários devem ter entre 18 e 60 anos.

PORTA 2

O instituto conseguiu autorização da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), vinculada ao Ministério da Saúde, para a nova fase de estudos clínicos, em que uma população mais ampla recebe o imunizante. Os testes serão feitos em dez cidades brasileiras.

Embalagem da Butanvac
Embalagem da Butanvac - Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

PORTA 3 

Como a grande maioria da população já foi vacinada, a Butanvac está sendo testada como dose de reforço.

CICLO

Na primeira fase do estudo, que começou no ano passado, 320 pessoas foram vacinadas. Os dados já foram abertos e enviados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Os resultados só serão divulgados depois de terminada a análise dos técnicos do órgão.

A MELHOR 

O presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirma que está entusiasmado com a conclusão da fase agora encerrada. "A Butanvac é uma das melhores vacinas que já vi contra a Covid-19", afirma ele. "A resposta imunológica dela é uma das mais altas que eu conheço", completa.

CESTA 

As pessoas que participaram do primeiro ciclo de estudos receberam o imunizante quando a variante que mais circulava no Brasil era a Delta. Agora, as pessoas estarão expostas à Ômicron e a outras novas variantes que já circulam no país.


CORTINAS ABERTAS

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso assistiu à estreia da ópera "Aida", de Giuseppe Verdi, no Theatro Municipal de São Paulo, na semana passada. A produção, que narra o drama do amor entre uma escrava etíope e um comandante do exército egípcio, fica em cartaz até 11 de junho.

A atriz Christiane Torloni e o presidente da Levisky Legado, Ricardo Levisky, compareceram. O regente assistente da Orquestra Sinfônica Municipal, Alessandro Sangiorgi, e o compositor Leonardo Martinelli
também estiveram lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.