Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2022

Diretora do Instituto Lula lança pré-candidatura à Câmara com apoio do ex-presidente

Tamires Sampaio diz querer levar para a Casa política de segurança cidadã e modo petista de governar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Petistas como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-prefeito e pré-candidato a governador Fernando Haddad e o vereador Eduardo Suplicy estão entre os mais de 540 signatários de um manifesto em apoio à pré-candidatura da advogada Tamires Sampaio, que integra a direção do Instituto Lula, para a Câmara dos Deputados.

Coordenadora da Frente Nacional Antirracista, Sampaio se lançará na disputa pelo estado São Paulo. Entre seus apoiadores também estão o professor e colunista da Folha Silvio Almeida, a diretora do Instituto Marielle Franco, Anielle Franco, o ex-ministro Celso Amorim, a desembargadora aposentada Kenarik Boujikian, o ator José de Abreu e o cantor Tico Santa Cruz.

A diretora do Instituto Lula Tamires Sampaio e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - Ricardo Stuckert/Divulgação

"Precisamos de deputadas e deputados comprometidos com a defesa dos direitos, com a vida da população, em especial da juventude e das mulheres, com a revogação das reformas e com a defesa da democracia na Câmara dos Deputados", diz o manifesto endossado por eles. "Queremos Tamires Sampaio representante desse projeto coletivo no Congresso Nacional", segue.

Aos 28 anos, Tamires Sampaio é formada em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Na instituição, foi a primeira mulher negra a presidir o Centro Acadêmico João Mendes Júnior.

Entre as principais pautas da pré-candidata do PT estão o combate ao racismo, a defesa da educação e a construção do que chama de "política de segurança cidadã".

A inspiração para esta última pauta vem de sua atuação na cidade de Diadema, na região do ABC paulista, onde foi secretária adjunta de Segurança Cidadã e coordenou o programa Patrulha Maria da Penha, voltado à proteção de mulheres vítimas de violência.

"Nossa pré-candidatura tem por base a participação popular e social e a construção coletiva de propostas —características dos movimentos populares e sociais de que fazemos parte e do modo petista de governar e de atuar no Parlamento", diz o manifesto que marca o lançamento de sua pré-candidatura.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.