Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2022 Folhajus

Empresária que acusa Moro de fraude vai incluir decisão da Justiça Eleitoral em denúncia

Roberta Moreira Luchsinger diz que ex-juiz usou informação falsa em cadastro eleitoral

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A empresária Roberta Moreira Luchsinger, que acusa Sergio Moro (União Brasil) e a mulher dele, Rosângela, de fraude na tentativa de mudar o domicílio eleitoral para São Paulo, vai apensar a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo (TRE-SP) contra o ex-magistrado na notícia-crime que ela sustenta perante a Justiça.

O ex-juiz Sergio Moro durante evento com reitores de universidades, em Brasília - Pedro Ladeira - 15.mar.2022/Folhapress

PASSO ADIANTE

Na terça (7), o TRE-SP considerou que a transferência do título de eleitor de Moro para SP era irregular, já que ele não conseguiu provar que de fato morava na capital paulista e que tinha vínculos com a cidade. Com isso, o ex-ministro da Justiça não pode ser candidato a qualquer cargo pelo estado.

DATA

A empresária afirma na notícia-crime que a mudança de domicílio eleitoral do casal Moro teria se dado mediante possível fraude e informação falsa no cadastro eleitoral. Uma das evidências: eles apresentaram requerimento de transferência de domicílio nos dias 29 e 30 de março dizendo que moravam na cidade. O contrato de aluguel do flat que apresentaram como moradia, no entanto, só passaria a valer no dia 1º de abril.

DATA 2

Com base na peça, o promotor eleitoral Reynaldo Mapelli Júnior decidiu, em maio, requisitar a abertura de inquérito à Polícia Federal para apurar eventual crime.

DATA 3

Segundo ele, Sergio e Rosângela Moro, "reconhecidamente moradores, advogados e políticos na cidade de Curitiba (PR), fizeram diretamente no sistema informatizado do cadastro eleitoral a transferência de domicílio, usando, tão somente, um contrato de locação de uma unidade de prédio" do bairro do Itaim Bibi "assinado pouco antes, evidentemente com a finalidade de comprovar local de moradia como justificativa para a escolha do município de São Paulo".

LUPA

A situação, "por si só", diz ele, "exige uma investigação criminal para verificar se a insfrição foi fraudulenta ou não". A empresária é representada pelas advogadas Gabriela Araujo, Maíra Recchia e Priscila Pamela Santos, da banca Araujo Recchia Santos Sociedade de Advogadas.

BUROCRACIA

O advogado Gustavo Guedes, que defende Moro, afirma que, fechado o contrato, "aquele passou a ser o endereço de Sergio Moro". "Ele tinha acabado de locar o imóvel, e só não tinha feito ainda a ocupação física por questões burocráticas do prédio", sustentou ele à coluna. O processo na área eleitoral foi encerrado, já que Moro decidiu não recorrer da decisão do TRE-SP.

CARA NOVA

O ator Sergio Guizé posa caracterizado como o vaqueiro Zé Paulino, personagem que viverá em "Mar do Sertão" (TV Globo) - Ronald Santos Cruz/Globo/Divulgação

O ator Sergio Guizé foi fotografado pela primeira vez caracterizado como o vaqueiro Zé Paulino, personagem que viverá em "Mar do Sertão", nova novela das seis da TV Globo. Na trama, ele é dado como morto após sofrer um acidente e surpreende a todos quando reaparece dez anos depois. Criado e escrito por Mario Teixeira, o folhetim tem direção artística de Allan Fiterman e está programado para o segundo semestre deste ano.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.