Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus vale do javari

Justiça dá 5 dias para que Funai apresente ações para evitar tragédias como a de Bruno e Dom

Juiz cita 'ambiente de conflitos e alto risco de novos eventos graves' ao acolher pedido da Defensoria

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A 1ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Amazonas deu cinco dias para que a Funai (Fundação Nacional do Índio) explique quais medidas está tomando para que tragédias como os assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips não se repitam.

A decisão foi publicada pelo juiz federal Lincoln Rossi da Silva Viguini na quarta-feira (6) e impõe pena de multa ao presidente da autarquia, Marcelo Augusto Xavier da Silva, caso não haja resposta.

Indígena em frente a ilustração de Dom e Bruno durante manifestação contra o governo Bolsonaro em Brasília - Ueslei Marcelino - 15.jun.2022/Reuters

O magistrado acatou um pedido apresentado pela Defensoria Pública da União (DPU). Ele cita o "ambiente de conflitos e alto risco de novos eventos graves, como o que vitimou os senhores Bruno e Dom" para justificar a prioridade dada à demanda.

A determinação da Justiça Federal ocorre no âmbito de uma ação movida pela DPU e pelo Ministério Público Federal (MPF) ainda em 2018, em busca de uma solução para os conflitos na região do Vale do Javari, no Amazonas.

A Unijava, ONG em que Bruno Pereira trabalhava quando foi assassinado, participa do processo como amicus curiae (amigo da corte), ou seja, como parte interessada na causa.

Como mostrou o Painel, DPU e MPF protocolaram no domingo (3) um pedido de indenização por danos morais coletivos contra a União no valor de R$ 50 milhões a serem revertidos em favor dos povos indígenas isolados e de recente contato.

Na decisão desta quarta, o juiz determinou a manifestação das partes em até dez dias. Elas devem apresentar suas alegações finais para uma possível decisão sobre o mérito da ação.

Além de acionar a Funai na Justiça, MPF e DPU apresentaram um plano para que as bases das Frentes de Proteção Etnoambiental no Amazonas passem a gozar de recursos humanos e materiais mínimos para o efetivo cumprimento de suas finalidades.

O plano proposto teve a participação do próprio Bruno e de outras 44 pessoas de diversas entidades indígenas, etnias e servidores da própria Funai.

"Todos os problemas estavam narrados e documentados na inicial e nos elementos que a acompanhavam. Todos os riscos oriundos do enfraquecimento das bases já eram de conhecimento da União e da Funai. Infelizmente, nada foi feito", afirmam as instituições no documento.

NOITE SOLENE

Florisvaldo Fiorentino Júnior recebeu convidados em sua cerimônia de posse como Defensor Público-Geral (DPG) de São Paulo e presidente do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), na noite de segunda (4), na capital paulista. A presidente da OAB-SP, Patricia Vanzolini, e a procuradora geral do estado de São Paulo, Inês dos Santos Coimbra, passaram por lá.

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.