Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2022

Bolsonaro deve bombardear jovens na TV com imagens da Lava Jato contra Lula

Eleitores de 18 anos eram crianças no auge dos escândalos da década passada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A campanha de Jair Bolsonaro (PL) à reeleição deve ter como um de seus principais focos, além do público evangélico, os jovens que nunca antes votaram para presidente da República, e que hoje estão indecisos ou que mostram simpatia pelo ex-presidente Lula (PT), mas sem total entusiasmo.

Fotos do ex-presidente Lula (PT) e do presidente Jair Bolsonaro (PL), ambos em Brasília - Antonio Molina - 28.abr.2022/Folhapress e Pedro Ladeira - 24.mai.2022/Folhapress

DO FUNDO DO BAÚ

A ideia é fazer um bombardeio, com imagens de televisão e nas redes sociais, de cenas da operação Lava Jato em que delatores envolveram o nome de Lula no escândalo da Petrobras.

BAÚ 2

De acordo com um dos interlocutores do atual presidente, devem ser exibidas imagens de personagens como o ex-ministro Antonio Palocci repetindo acusações, ainda que elas tenham sido arquivadas ou que as condenações tenham sido anuladas. Lula hoje não responde a nenhum inquérito, e foi inocentado em muitos dos processos a que respondia.

CHEGANDO AGORA

Há uma crença de que muitos jovens entraram numa "onda Lula" porque não têm memória da narrativa que se impôs no país na década passada, no auge da Lava Jato, comandada pelo ex-juiz Sergio Moro (União). Quem tem hoje 18 anos hoje tinha apenas dez anos quando o ex-diretor Paulo Roberto Costa foi preso, em 2014, deflagrando o que ficou conhecido como escândalo do "petrolão".

BATEU, LEVOU 

O PT não deve ser pego de surpresa. Já imaginando a investida, estrategistas da campanha de Lula preparam uma contraofensiva, que chamam de "vacina" contra ataques de Bolsonaro no tema da corrupção.

TERRENO FÉRTIL

A campanha petista pretende levar a discussão para a área da economia, em que Bolsonaro teria poucas respostas para temas como inflação, fome e desemprego.

É PIQUE!

O ex-governador João Doria (PSDB) compareceu ao evento que celebrou os 50 anos de idade do secretário da Justiça e Cidadania de São Paulo, Fernando José da Costa, e de sua esposa, Cristiane Zanetti da Costa, na capital paulista, na sexta-feira (19). O cantor Evandro Mesquita e sua banda Blitz foram uma das atrações da festa do casal.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.