Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu universidade

Chico Buarque e Bethânia lerão trechos de 'Raízes do Brasil' e 'Macunaíma' em evento na USP

Artistas farão suas participações por vídeo; seminário ocorrerá em SP a partir da próxima semana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O cantor Chico Buarque lerá um fragmento de "Raízes do Brasil", livro de autoria de seu pai, Sérgio Buarque de Holanda, na abertura do seminário USP Pensa Brasil, que ocorre na capital paulista a partir da próxima semana.

O evento da universidade paulista será realizado entre 29 de agosto e 2 de setembro, sob coordenação da vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda, e reunirá nomes como Conceição Evaristo, Ailton Krenak, Silvio Almeida, Nelson Jobim, Sonia Guajajara e padre Julio Lancellotti.

O cantor e compositor Chico Buarque - Bob Wolfenson/Divulgação

A cantora Maria Bethânia, por sua vez, encerrará o seminário da USP recitando trechos de "Macunaíma", de Mário de Andrade. Tanto ela quanto Chico farão suas participações por vídeo.

Temas como democracia, desigualdade, meio ambiente e cultura serão abordados em conferências, debates e atividades artísticas ao longo dos cinco dias de evento. Ações em celebração ao Bicentenário da Independência e ao centenário da Semana de Arte Moderna também serão realizadas.

No último dia do USP Pensa Brasil será feito o lançamento o Observatório USP das Instituições, que busca discutir, de forma permanente, os problemas do país apontados durante o evento. A solenidade terá a participação do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski.

A Cidade Universitária, em São Paulo, receberá ao todo cerca de 60 atividades em diversos pontos do campus. Haverá, ainda, transmissão remota para os que não puderem comparecer presencialmente.


É PIQUE!

O ex-governador João Doria (PSDB) compareceu ao evento que celebrou os 50 anos de idade do secretário da Justiça e Cidadania de São Paulo, Fernando José da Costa, e de sua esposa, Cristiane Zanetti da Costa, na capital paulista, na sexta-feira (19). O cantor Evandro Mesquita e sua banda Blitz foram uma das atrações da festa do casal.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.