Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Organizadores de atos pela democracia planejam maratona de eventos até 7 de setembro

Objetivo é manter mobilização contra ataques de Jair Bolsonaro ao sistema eleitoral

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Organizadores dos atos em defesa da democracia marcados para o dia 11 de agosto já planejam uma maratona de eventos entre a data e o dia 7 de setembro, para manter a mobilização contra ataques de Jair Bolsonaro (PL) ao sistema eleitoral, considerados golpistas.

O presidente Jair Bolsonaro (PL)
O presidente Jair Bolsonaro (PL) - Evaristo Sa -4.ago.2022/AFP

EM ALERTA

A ideia é manter os movimentos e entidades de amplos setores que endossaram documentos em defesa da democracia a se manterem alertas, e também manter o assunto na mídia.

O TEMPO TODO

Um dos empresários envolvidos na mobilização para os atos diz que o preço da liberdade é a eterna vigilância. E que não dá para deixar Bolsonaro dominar a cena com ataques golpistas nas semanas que separam o ato de agosto do 7 de setembro. É necessário seguir reagindo à altura do risco que as investidas bolsonaristas representariam.

AGENDA

Entre os eventos planejados estão a entrega de documentos em apoio ao sistema eleitoral aos tribunais de Brasília, em especial ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), e encontros com os presidenciáveis que endossaram os manifestos.

FILA

Um deles, a "Carta às brasileiras e aos brasileiros em apoio ao Estado Democrático de Direito", já conta com quase 800 mil assinaturas.

FILA 2

O texto foi endossado por banqueiros como Pedro Moreira Salles e Roberto Setubal, empresários como Fabio Barbosa e Pedro Passos, políticos como os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), ex-ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e personalidades como Chico Buarque e Luciano Huck, além de centenas de economistas, advogados, procuradores, artistas e profissionais de diversas outras categorias.

CANETA SECA

Bolsonaro não quis assinar até agora nenhum dos documentos que foram divulgados. E ironizou as iniciativas publicando em seu Twitter uma "carta de manifesto em favor da democracia".

NO ATAQUE

Além disso, atacou empresários e banqueiros que endossaram a iniciativa, chamando o texto em favor da democracia de "cartinha".

À MESA

O advogado e pré-candidato a deputado federal pelo PSB Augusto Arruda Botelho recebeu convidados como o ex-governador de São Paulo Márcio França (PSB) e o advogado José Luis Oliveira Lima, o Juca, em um jantar em sua homenagem na noite de quinta-feira (4), em São Paulo. As advogadas Dora Cavalcanti e Lazara Carvalho estiveram lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.