Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Secretaria de Segurança de SP firma convênio de R$ 18 milhões para estudar uso de câmeras em PMs

Convênio será realizado com a USP, FGV e Fapesp

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A SSP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo) assinou um convênio de cooperação científica que permitirá o estudo, pelos próximos cinco anos, do impacto das câmeras corporais usadas por policias militares no estado de SP.

O projeto será realizado em parceria com a USP (Universidade de São Paulo), a FGV (Fundação Getúlio Vargas) e a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

0
Policiais militares mostram câmeras instaladas nos uniformes, em São Paulo (SP), equipamento que ajudou na redução da letalidade policial - Rubens Cavallari/Folhapress

Com R$ 18,6 milhões em recursos, o convênio tem como objetivo desenvolver ferramentas de inteligência artificial para "aprimorar a capacidade das polícias em prevenir e controlar o crime e a violência" e permitirá acesso às gravações dos equipamentos usados pelos PMs.

A Fapesp e a FGV serão responsáveis pelo aporte de recursos financeiros do projeto.

Os pesquisadores irão coletar, tratar e organizar bases de dados sobre ocorrências criminais e atuação policial, conduzir estudos de programas de segurança pública e desenvolver algoritmos para identificar padrões de locais, pessoas e comportamentos criminais.

três policiais militares enfileirados usam câmeras na lapela do uniforme
PM usa câmeras 'grava tudo' em policiamento durante da manifestação na av. Paulista - Rogério Pagnan/Folhapress

"As câmeras corporais vieram para ficar", afirma o secretário da SSP, o general João Camilo Pires de Campos.

E segue: "Elas documentam a legitimidade do trabalho dos policiais, são uma nova ferramenta para os comandantes melhorarem o desempenho da tropa, produzem provas para o sistema de justiça, além de contribuírem para reduzir a letalidade policial e as mortes em serviço."


MEDALHA

A chef Bela Gil recebeu convidados na cerimônia que deu a ela o título de Cidadã Paulistana, na segunda-feira (22). A honraria, proposta pelo vereador Carlos Giannazi (PSOL), foi concedida durante sessão solene na Câmara Municipal de São Paulo, na capital paulista. O músico Carlos Rennó passou por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.