Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

TV Globo retira salva de tiros de 'Pantanal' por causa de política armamentista de Bolsonaro

Momento será substituído por filhos de José Leôncio tocando berrantes juntos no velório dele

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O autor Bruno Luperi fez uma alteração em uma cena do último capítulo de "Pantanal". Na versão original de 1990, escrita por seu avô Benedito Ruy Barbosa, os filhos de José Leôncio (Marcos Palmeira) davam uma salva de tiros no velório do fazendeiro.

Isso não acontecerá agora. Em vez de disparos, Jove (Jesuíta Barbosa), Tadeu (José Loreto) e José Lucas de Nada (Irandhir Santos) vão tocar berrantes juntos em uma chalana, enquanto carregam o corpo do pai.

A sugestão da alteração foi feita pelo ator Irandhir Santos e acatada por Luperi.

Segundo integrantes do elenco, a mudança surgiu como um contraponto à política armamentista defendida pelo governo de Jair Bolsonaro (PL). A intenção seria a de não exaltar o uso de armas.

Além disso, de acordo com pessoas ouvidas pela coluna, seria muito mais fiel à história colocar os filhos de José Leôncio tocando berrante juntos, como um símbolo de tudo que viveram com o pai, do que disparando tiros para o alto.

Sucesso na faixa das 21h da Globo, "Pantanal" chega ao fim no próximo dia 7. A trama será substituída por "Travessia", de Gloria Perez.

PLATEIA

O ex-secretário e gestor cultural Alê Youssef recebeu o candidato do PT ao Governo de São Paulo, Fernando Haddad, em seu Studio SP, na capital paulista, para assistir ao debate entre presidenciáveis realizado pela TV Globo, na noite de quinta-feira (29).

A candidata a codeputada Simone Nascimento, que concorre à Assembleia Legislativa de São Paulo por meio do coletivo Bancada Feminista, esteve lá. A deputada chilena Consuelo Veloso Ávila também compareceu.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.