Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Brasileiros dizem preferir votar em mulheres e negros, mas favorecem outros critérios, afirma estudo

Escolhas colaborariam com a manutenção de maioria branca e masculina na política

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma pesquisa feita pelo Instituto Update sobre escolha de candidatos e o apoio dos brasileiros à diversidade durante as eleições mostra que a maior parte da população diz preferir votar em mulheres (62%) e em pessoas negras (51%). Na prática, porém, a tendência a dar mais peso a outros critérios seguiria favorecendo a eleição de homens e de pessoas brancas no país.

Urna eletrônica durante cerimônia pública do TSE na Primeira Zona Eleitoral, em São Paulo - Rivaldo Gomes - 21.set.2022/Folhapress

O levantamento foi feito a partir de 2.318 entrevistas realizadas entre 23 e 30 de setembro, por meio de questionário online. A amostra, segundo o instituto, reflete a população nacional em relação a gênero, idade, classe socioeconômica e distribuição geográfica.

Entre os entrevistados, 67% disseram preferir votar em um representante que já tenha sido eleito uma ou duas vezes, o que favoreceria a manutenção da maioria branca e masculina no Legislativo e no Executivo.

Já a identificação com a ideologia de um postulante teve três vezes mais peso na escolha de um candidato do que os critérios de gênero, raça e experiência, segundo o estudo.

A indicação do nome de um candidato por alguém de confiança também se sobressaiu em relação à preferência por pessoas não branca na hora do voto.

Quando perguntados sobre a reserva de assentos no Congresso para grupos minoritários, 63% disseram ser favoráveis à adoção da medida. Dos respondentes, 18,84% defenderam cotas para pessoas com deficiência, 12,63% para indígenas e 12,59% para jovens.

Intitulada "+Representatividade", a pesquisa foi encomendada pelo Instituto Update ao Netquest. Por não não indicar intenção de voto em um candidato específico, ela não foi registrada junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).


LETRAS

O escritor e poeta Régis Bonvicino recebeu convidados para o lançamento de seu mais novo livro, "A Nova Utopia" (editora Quatro Cantos), na Livraria da Vila do shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo, na semana passada. A editora Annete Baldi e o ex-procurador-geral de Justiça de São Paulo Luiz Antônio Marrey estiveram lá .

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.