Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2022

Influenciadores da direita e da esquerda recuaram nas redes às vésperas do primeiro turno, diz análise

Perfis que não costumam se posicionar, por outro lado, se destacaram no debate eleitoral nesta semana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Influenciadores digitais alinhados ao presidente Jair Bolsonaro (PL) reduziram a sua participação nas redes sociais às vésperas do primeiro turno das eleições deste domingo (2). A mudança de comportamento foi identificada pela .MAP, agência de análise de dados e mídia.

As menções feitas pelo grupo ao processo eleitoral corresponderam a 12,3% de todos os comentários sobre o tema realizados nesta semana, ante um pico de 17,3% conquistado no final de agosto —uma queda de cinco pontos percentuais.

O presidente Jair Bolsonaro durante votação na Escola Municipal Rosa da Fonseca, no Rio de Janeiro, neste domingo (2) - Eduardo Anizelli - 2.out.2022/Folhapress

A perda de participação chama a atenção diante do engajamento observado entre a direita bolsonarista nos últimos anos e em um cenário em que o atual presidente chega ao primeiro turno com 36% dos votos válidos, de acordo com a última pesquisa do Datafolha.

A queda também foi observada entre influenciadores digitais que apoiam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Enquanto o segmento vinha apresentando um movimento ascendente, chegando a responder por 9% das interações relacionadas às eleições em agosto, na última semana ele se fez presente em apenas 4,8% das postagens.

O arrefecimento à direita e à esquerda, por outro lado, não se refletiu na participação geral dos influenciadores no debate sobre as eleições. Ao todo, o grupo representou 38% das publicações feitas no Facebook e no Twitter nos últimos dias.

A alta foi puxada pelos chamados "nem nem", perfis que não costumam se posicionar massivamente à direita ou à esquerda nas redes. Partindo de um índice de participação de 11% registrado em agosto, o segmento chegou a 19% às vésperas do primeiro turno.

A apresentadora Xuxa, as cantoras Anitta e Pabllo Vittar e artistas do cinema e do teatro foram considerados pela .MAP como os influenciadores de grande projeção que integram o grupo "nem nem".

"Na reta final, até para honrar a posição de influenciadores e a presença que mantêm na sociedade, o posicionamento político se tornou fundamental", afirma a diretora-geral da .MAP, Marília Stabile, sobre a movimentação.

A análise da .MAP foi feita a partir de uma amostra diária extraída de um universo de 1,4 milhão de postagens no Twitter e no Facebook. Foram considerados influenciadores aqueles que têm mais de 50 mil seguidores em suas contas. Publicações e interações de perfis identificados como robôs foram descartadas da análise da agência.


LETRAS

O escritor e poeta Régis Bonvicino recebeu convidados para o lançamento de seu mais novo livro, "A Nova Utopia" (editora Quatro Cantos), na Livraria da Vila do shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo, na semana passada. A editora Annete Baldi e o ex-procurador-geral de Justiça de São Paulo Luiz Antônio Marrey estiveram lá .

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.