Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Diretor do Colégio Bandeirantes, em SP, chama Lula de 'ladrão' em post de ex-professor

Mauro Aguiar também acusou o PT de envolvimento no assassinato do ex-prefeito Celso Daniel

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O diretor-presidente do Colégio Bandeirantes, em São Paulo, criticou um ex-docente que mudou a sua foto de perfil nas redes sociais para "13", número do Partido dos Trabalhadores nas eleições, e acusou a legenda de envolvimento no assassinato do ex-prefeito de Santo André Celso Daniel.

"L de ladrão, 13 de quadrilha de bandidos", comentou o diretor Mauro Aguiar em um post, em referência ao ex-presidente Lula (PT).

Comentário do diretor-presidente do Colégio Bandeirantes, Mauro Aguiar - Reprodução

E seguiu: "13 de senil de sabotar a campanha competitiva do [candidato ao Governo de SP Fernando] Haddad, em reta final de campanha, no mais importante estado da federação, ao chamar o povo do interior de [sic] estado de ignorante".

Fernando Haddad é ex-aluno do colégio, localizado na Vila Mariana. Procurado, Aguiar não respondeu. O Colégio Bandeirantes afirma que é uma instituição apartidária e que respeita a opinião de seus funcionários.

O diretor-presidente do Colégio Bandeirantes, Mauro de Salles Aguiar
O diretor-presidente do Colégio Bandeirantes, Mauro de Salles Aguiar - Greg Salibian/Folhapress

O diretor da instituição privada de ensino também insinuou que o PT estaria envolvido no assassinato de Celso Daniel —uma teoria falsa que voltou a circular nas eleições deste ano, impulsionada por bolsonaristas.

Aguiar citou a senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP), vice na campanha de Simone Tebet (MDB), que afirmou em entrevista à Jovem Pan que Lula teria pago R$ 12 milhões para não ser envolvido no assassinato.

Comentário do diretor-presidente do Colégio Bandeirantes, Mauro Aguiar - Reprodução

No mês passado, a ministra do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Maria Claudia Bucchianeri determinou a remoção imediata e urgente de conteúdos que relacionam Lula e seu partido ao assassinato do ex-prefeito.

Em decisão recente, a corte eleitoral já havia julgado a relação entre o petista e a morte de Celso Daniel como fake news, um "conteúdo sabidamente inverídico".

"Preciso lembrar que Mara Gabrilli, por inúmeros depoimentos relatou as chantagens do PT na prefeitura de Santo André para extorquir dinheiro dos empresários locais, inclusive o pai dela. Com conhecimento da causa, denunciou o assassinato de Celso Daniel por obra do PT", afirmou ele.

Uma internauta então respondeu: "E o que tudo isso tem a ver com o fato de que o Colégio Bandeirantes fez campanha para a candidata em questão na véspera do dia da eleição?", citando um episódio de 2018.

Naquele ano, a instituição de ensino enviou, a dois dias do primeiro turno das eleições, um email para pais dos alunos com um vídeo da então candidata ao Senado por São Paulo. Na mensagem, Gabrilli falava sobre sua candidatura em vídeo direcionado aos estudantes.


LINHA DO TEMPO

O sociólogo e colunista da Folha Celso Rocha de Barros recebeu convidados na noite de lançamento de seu novo livro, "PT, Uma História" (Companhia das Letras), na Livraria da Travessa de Pinheiros, em São Paulo, na terça (18). A cineasta Jasmin Tenucci e o vereador e deputado estadual eleito Eduardo Suplicy (PT-SP) estiveram lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.