Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Kalil tem nova vitória após Justiça anular decisão que vetou pagamento de indenização

Ministério Público propõe que o médico desembolse R$ 12.120, e juiz havia considerado o valor baixo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Tribunal de Justiça de São Paulo anulou uma decisão que vetou o pagamento de R$ 12.120 em indenização pelo médico Renato Kalil por ter dirigido palavrões à influenciadora Shantal Verdelho durante seu parto. O valor seria destinado ao Estado.

A proposta de transação penal, apresentada em setembro deste ano pelo Ministério Público de São Paulo para que o processo fosse encerrado, foi rejeitada pelo juiz Fabricio Reali Zia.

O médico Renato Kalil em entrevista ao programa Todo Seu - Canal Todo Seu no YouTube/Reprodução

Antes, em audiência, o magistrado chegou a homologar o acordo verbalmente. No mesmo dia, porém, ele reexaminou o processo com cuidado e mudou de decisão.

Reali Zia argumentou que Kalil ostentaria de "grande poder aquisitivo e visibilidade" e que a quantia não representaria "paridade ou equilíbrio" entre os valores financeiros e morais em disputa.

O vaivém foi questionado pela defesa de Kalil, que apresentou um habeas corpus. Em decisão nesta segunda-feira (31), o juiz Antônio Carlos Pontes de Souza aceitou a contestação e afirmou que uma sentença oral proferida em audiência não pode ser alterada em sua versão escrita.

"Há de se destacar que o comportamento estatal não pode ser contraditório, gerando uma legítima expectativa nas partes de que um ato será praticado, e surpreendê-lo, posteriormente, sem qualquer motivação idônea com nova decisão exatamente contrária ao que se disse em audiência", diz o magistrado.

A sentença é celebrada pela defesa de Kalil. "Como a decisão foi homologada em audiência, nós esperávamos que o tribunal revogasse. E foi o que aconteceu", afirma o advogado Celso Vilardi. "A gente entende que isso restabelece a justiça", continua.

A anulação do veto é uma das duas vitórias obtidas por Renato Kalil nesta segunda-feira —no mesmo dia, o Tribunal de Justiça paulista também rejeitou uma denúncia apresentada pelo Ministério Público de São Paulo contra ele por lesão corporal e violência psicológica contra Shantal Verdelho.

O advogado da influenciadora, Sergei Cobra Arbex, diz que irá recorrer nas duas ações. "Não era nem caso de oferecimento de acordo, mas de seguimento da ação porque ele [Kalil] tem antecedentes criminais, violou outras mulheres", afirma ele.

Em nota, Shantal Verdelho diz ter recebido com indignação a decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo de rejeitar uma denúncia apresentada pelo Ministério Público de São Paulo contra o médico.

Segundo a decisão do juiz Alberto Corrêa de Almeida, da 25ª Vara Criminal de SP, faltam provas que justifiquem a imputação dos crimes contra Kalil. Ele também disse que os xingamentos contra Shantal foram "frases coletadas fora de um contexto de tempo."

"O que eu passei, não desejo a ninguém. Até porque não é só sobre mim, esse caso é de todas as mulheres que desejam ser mães.", afirma a influenciadora.

Em 2021, Shantal afirmou ter sofrido agressões físicas e verbais cometidas pelo profissional após o parto de Domênica, sua filha. "Viadinha", "mimada" e "faz força, porra" teriam sido alguns de uma série de xingamentos.


TANTO MAR

A cantora e compositora Anna Setton, que se prepara para lançar seu mais novo álbum - Denny Sachtleben/Divulgação

A cantora e compositora Anna Setton se prepara para lançar seu terceiro álbum de estúdio, "O Futuro É Mais Bonito", em janeiro de 2023. Produzido por Barro e Guilherme Assis, o trabalho será composto por dez faixas.

"Minha vontade foi de fazer algo novo, diferente de tudo que eu já fiz, e acho que conseguimos", afirma a brasileira, hoje radicada em Portugal. O primeiro single do disco, "Saudade É Pouco", será lançado na próxima quinta (3).

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.