Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Mais de cem violações à liberdade de expressão foram registradas no Brasil sob Bolsonaro, diz fórum

Jornalistas e meios de comunicação são as maiores vítimas, segundo relatório inédito do FNDC

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um relatório feito pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) contabilizou ao menos 110 denúncias de violações à liberdade de expressão ocorridas no Brasil entre junho de 2019 e fevereiro deste ano.

Jornalistas trabalham durante evento no Palácio do Planalto, em Brasília - Pedro Ladeira - 19.ago.2020/Folhapress

ALVO

Jornalistas, comunicadores sociais, veículos e meios de comunicação são apontados como as maiores vítimas de tentativas de censura ou de repressão, com 54 casos.

REMETENTE

Órgãos ou agentes públicos foram identificados em 67,6% das denúncias como autores de atos de cerceamento da liberdade de expressão. Desse total, 6,3% correspondem a ataques promovidos pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).

PÁGINAS

O relatório será divulgado na íntegra nesta quarta-feira (19) pelo FNDC. A articulação, fundada nos anos 1990, reúne mais de 200 entidades de todo o Brasil.

ALTO-FALANTE

O economista Arminio Fraga, a senadora Simone Tebet (MDB) e a deputada federal eleita Marina Silva (Rede-SP) se reuniram, na noite de segunda-feira (17), com um grupo de pessoas que estão em dúvida sobre em quem votar no segundo turno das eleições. O objetivo foi convencê-los a apoiar a chapa Lula-Alckmin para a Presidência. O jantar ocorreu na casa de Candido Bracher, ligado ao Banco Itaú, no bairro Alto de Pinheiros, em São Paulo. O empreendedor social Rodrigo Mendes, fundador do instituto que leva seu nome, passou por lá

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.