Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Procura por exame de dengue cresceu 112% neste ano, diz laboratório

Grupo Pardini registrou aumento de 112% na procura pelo exame em relação a 2021

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

De janeiro a setembro de 2022, a procura por exames de dengue no Grupo Pardini, rede de laboratórios com atuação em todo o país, mais do que dobrou em relação ao mesmo período do ano passado. A empresa registrou um aumento de 112,4%.

O Grupo Pardini teve picos de demanda em maio e junho deste ano, com crescimento de 228,7% e 125,2%, respectivamente, em relação aos mesmos meses de 2021. Em setembro, a procura foi 31,2% maior.

Imagem do mosquito Aedes aegypti
Imagem do mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, da zika e da chikungunya. - Genilton J. Vieira/ IOC-Fiocruz/Divulgação

Considerando apenas o estado de São Paulo, a alta foi de 119,3% no mesmo período, com picos de 373,9% em maio, 312,1% em junho e 202,9% em julho. Em setembro, a procura foi 94,5% maior do que no mesmo mês do ano anterior.

O Brasil registrou, até o dia 15 de outubro, 1.366.141 casos prováveis de dengue, segundo dados do último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde. O montante equivale a 640,4 infecções por 100 mil habitantes, e representa um aumento de 183,8% em relação ao mesmo período de 2021.

Até o momento, foram confirmados 920 óbitos pela doença. Os estados com o maior número de mortes foram São Paulo (272), Goiás (129), Paraná (105), Santa Catarina (88) e Rio Grande do Sul (66).

A dengue é uma doença febril aguda, de etiologia viral e evolução benigna na maioria dos casos. Costuma ocorrer em áreas tropicais e subtropicais, em que as condições do meio ambiente favorecem o desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti.


ME VEJO EM VOCÊ

A vereadora e deputada federal eleita Erika Hilton (PSOL-SP) prestigiou o diretor e roteirista Pedro Henrique França na estreia do documentário "Corpolítica" na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. A exibição do longa, que debate o vazio da representatividade LGBTQIA+ na política, foi realizada no Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca, na capital paulista, na semana passada. As cantoras Liniker e Tulipa Ruiz estiveram lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.