Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Advogados pedem que médico acusado de espalhar mentiras sobre saúde de Lula seja investigado

Cardiologista não esclarece se foi ele o autor dos textos dizendo que câncer do presidente eleito tinha voltado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Advogados do grupo Prerrogativas vão encaminhar uma representação ao Conselho Regional de Medicina do estado de São Paulo (Cremesp) pedindo que o órgão investigue a disseminação de notícias falsas sobre a saúde de Lula (PT).

Eles citam especificamente o médico José Antônio Franchini Ramires, apontado como um dos polos de divulgação das fake news.

Lula no colégio onde vota em São Bernardo do Campo (SP), no segundo turno das eleições de 2022 - Carolina Daffara - 30.out.2022/Folhapress

De acordo com reportagem da revista Fórum, o professor, que é titular de cardiologia da Faculdade de Medicina da USP, enviou mensagens em um grupo de WhatsApp afirmando ter recebido informações de "fonte fidedigna" do Hospital Sírio-Libanês relatando que Lula estaria de novo se submetendo a um tratamento contra um câncer.

No dia em que as mentiras se espalharam, Lula estava descansando na Bahia. De volta a São Paulo no domingo (6), foi a um jantar de aniversário do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB).

Os textos creditados ao cardiologista diziam que o presidente eleito estaria com um "linfonodo jugulo carotídeo, com certeza recidiva loco-regional. Não quiz operar, não aceitou traqueostomia, agora... Carcinoma de base de língua agressivo estágio IV (Sic)".

A mensagem diz também que, "antes tratado com quimioterapia", Lula "continuou bebendo, voz muito rouca, disfagia, edema pós radioterapia ou recidiva com certeza".

O professor teria dito ainda, de acordo com a reportagem: "Acabei de receber de dentro do Hospital SL [Sírio-Libanês]. Fonte fidedigna".

Um dos integrantes do grupo de colegas de Ramires no WhatsApp também enviou à coluna fotografias das mensagens que teriam sido escritas pelo professor.

Ramires teria compartilhado ainda texto de outro internauta identificado como "dr. Paulo Muzy" dizendo que Lula estava no Sírio, "trazido às pressas pra São Paulo no jatinho do Setubal do Itaú". E que as ordens da diretoria do hospital "são para não vazar nada, total silêncio sobre o caso. Mas procede, tanto o acidente vascular encefálico quanto o retorno do câncer de faringe e por incrível que pareça, o Dr. Mansur percebeu que ele estava com contagem muito baixa de leucócitos e quadro de candidíase oral, então pediu exame de HIV o mesmo retornou positivo".

Os advogados pedem que o Cremesp confirme se Ramires enviou mesmo as mensagens.

Em caso positivo, eles pedem punição por infração ao Código de Ética Medica, que estabelece, entre seus princípios fundamentais, "que o médico guardará absoluto respeito pelo ser humano e jamais utilizará seus conhecimentos para causar sofrimento físico ou moral, para o extermínio do ser humano ou para permitir e acobertar tentativa contra sua dignidade, bem como que o trabalho do médico não pode ser explorado com objetivos de lucro, finalidade política ou religiosa".

Assinam a representação os advogados Fernando Hideo Lacerda, Marco Aurélio de Carvalho, Gabriela Araújo e Fabiano Silva dos Santos.

Procurado pela coluna para falar do assunto, o cardiologista respondeu: "Fofocas e fakes múltiplos. Veja nas mídias a quantidade que sai toda hora e algumas pessoas se aproveitam, na escuridão do anonimato covarde, para imputar a imagem de outros. Isso é comum num país onde os inescrupulosos e aproveitadores estão à solta".

Enviou por WhatsApp novas fake news sobre a saúde de Lula e acusações mentirosas de fraudes nas eleições, e escreveu: "Fale para eles [advogados do Prerrogativas] investigarem esse [internauta que divulga mentiras] também. Acabou de chegar".

Questionado se tinha sido ele o autor das mensagens e se tinha espalhado as falsas informações, Ramires não respondeu.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.