Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Aliados defendem Bolsonaro fora das eleições de 2026 e já apostam em Tarcísio presidente

Ideia é que presidente se transforme em um 'FHC da direita'; ex-presidente nunca mais concorreu a cargo algum

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O destino de Jair Bolsonaro (PL) depois que deixar o cargo já está sendo discutido por aliados de seu núcleo mais próximo, inclusive entre ministros, acionistas de empresas de comunicação e líderes religiosos. Muitos deles defendem que o presidente não seja candidato à sucessão de Lula (PT) em 2026, abrindo espaço para outros nomes de direita.

Presidente Jair Bolsonaro em pronunciamento após derrota nas urnas
Bolsonaro em pronunciamento após derrota nas urnas - Gabriela Biló-1.nov.22/Folhapress

TAREFA 

O plano é convencê-lo a se transformar numa espécie de "Fernando Henrique Cardoso da direita", ou "um estadista" que tem prestígio e o poder de influenciar a escolha de candidatos de seu campo político –mas sem entrar na disputa eleitoral. A diferença é que Bolsonaro é hoje muito mais popular do que FHC era quando deixou o governo, em 2002.

TAREFA 2 

Seria preciso, portanto, convencer o presidente a vestir o figurino de grande liderança que abre mão de disputar votos nas urnas, mesmo tendo grande chance de vencer.

APOSTA 

O governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), emerge como a grande aposta desses aliados, caso faça uma boa administração e complete o mandato com aprovação alta entre os paulistas.

SUAVE 

Tarcísio conseguiria representar a direita de forma civilizada, desmilitarizada, ampla e menos radical que Bolsonaro.

ESPANTALHO

Há uma certeza, entre os apoiadores do presidente, de que ele próprio cavou sua derrota ao defender bandeiras extremadas como o armamento da população.

NA PAZ

De acordo com o Datafolha, 72% dos brasileiros rejeitam a afirmação de que "a sociedade seria mais segura se as pessoas andassem armadas para se proteger da violência". Entre as mulheres, o rechaço chega a 78%.

NA PAZ 2 

Discursos golpistas, ameaças à democracia e o embate com instituições como o Supremo Tribunal Federal (STF) também teriam espantado eleitores de direita moderados, na opinião de apoiadores do próprio presidente.

ESTANTE

O casal de promoters Liège Monteiro e Luiz Fernando Coutinho receberam convidados no lançamento do livro "Bastidores", escrito pelos dois. A atriz Christiane Torloni e o ator Miguel Falabella compareceram ao evento, que ocorreu na noite de quinta (3), na Livraria da Vila, no Shopping Eldorado, em São Paulo. O comunicador André Marinho e seu pai, o empresário Paulo Marinho, também prestigiaram os autores.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.