Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Hospitais privados de SP têm queda de casos de Covid, mas internações elevadas ainda preocupam

No Hospital Alemão Oswaldo Cruz, número de hospitalizados é 281% maior do que o registrado há um mês

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Hospitais privados da cidade de São Paulo registraram, nos últimos dias, queda no número de atendimentos de pacientes com Covid-19. Os índices elevados de internações, no entanto, ainda mantêm aceso o sinal de alerta.

No Hospital Sírio-Libanês, o número de pacientes recepcionados diariamente no pronto atendimento caiu de 120, há uma semana, para 99 nesta segunda-feira. As internações continuam em alta, mas estabilizadas: atualmente, há 44 leitos ocupados por infectados do coronavírus, ante 59 no dia 21 deste mês.

Equipe médica do Instituto de Infectologia Emílio Ribas em atendimento a paciente com Covid-19
Equipe médica do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo, em atendimento a paciente com Covid-19 - Eduardo Anizelli - 16.abr.2020/Folhapress

Também localizado na capital paulista, o Hcor chegou a esta segunda-feira com 30 pacientes hospitalizados por causa da Covid-19, sendo seis deles em UTI.

No dia 18 deste mês, a instituição registrou um pico de 49 pacientes internados. Desde então, esse número vem caindo, e o comitê de contingência do hospital já projeta uma tendência de queda para os próximos dias.

Apesar do otimismo, o número de internados no Hcor é 49% maior em comparação aos últimos 14 dias.

No Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o número de leitos comuns e de UTI ocupados nesta segunda-feira (28) foi 281% maior do que o registrado há exatamente um mês —há 42 pessoas hospitalizadas neste momento, oito delas em unidade intensiva, ante um total de 11 pacientes internados em outubro.

No pronto atendimento da instituição, a média de pacientes recebidos aumentou em 100% no período de um mês. Se antes havia, em média, 61 deles, hoje são abertas cerca de 122 fichas por causa da Covid-19. Já a taxa de positividade de testes saltou de 17%, em outubro, para 47% neste mês.

O Hospital Israelita Albert Einstein, por sua vez, registrou 2.528 atendimentos de sintomas respiratórios entre os dias 13 e 19 deste mês, índice que caiu para 2.029 na semana finalizada no último domingo (27).

Nesta segunda-feira, o Einstein tinha 51 pacientes internados por Covid-19, sendo 17 deles em UTI e em unidades semi-intensivas. Há uma semana, havia 60 internados, sendo que 15 demandavam atendimento intensivo.

CONVESCOTE

A jornalista Valéria Baracatt reuniu empreendedoras sociais e empresárias como Donata Meirelles em almoço, na semana passada, no restaurante A Bela Sintra, em São Paulo. O objetivo do encontro foi angariar apoio para projetos de combate à fome. A escritora e filósofa Djamila Ribeiro, que também é colunista da Folha, prestigiou o evento. A empresária Thereza Collor e a jornalista Fabiana Scaranzi passaram por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.