Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Moro é acusado de mentir à Justiça e manter propaganda de trompetista no ar após decisão

Ex-juiz exibiu imagem de músico que apoia Lula sem a sua autorização

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O senador eleito Sergio Moro (União Brasil-PR) foi novamente acionado na Justiça por um trompetista que diz ter sofrido danos morais e prejuízos financeiros após ter sua imagem exposta, sem autorização, em uma propaganda eleitoral do ex-juiz. O artista acusa Moro de descumprir decisão judicial e de mentir perante a Justiça.

Sergio Moro, em evento em Brasília - Pedro Ladeira-15.mar.22/Folhapress

RAIZ 

Apoiador do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o músico Reinaldo Soares Neto se apresenta nas ruas de Curitiba. Cenas dele tocando trompete foram incluídas em uma peça veiculada por Moro, que exibia imagens feitas na capital paranaense e identificava o ex-ministro da Justiça como "bicho do Paraná, legítimo pé vermelho de Maringá".

CUMPRA-SE 

Em junho deste ano, a 6ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do PR determinou que a propaganda fosse excluída das redes sociais e deixasse de ser exibida em convenções partidárias ou em qualquer outro evento presencial.

NO AR 

Apesar da decisão, Moro manteve a peça disponível em seu perfil no Facebook até setembro deste ano. Por causa do descumprimento, ele foi condenado a pagar uma multa de R$ 10 mil. A ação principal, por danos morais, ainda não teve seu julgamento encerrado e está aberta a eventuais recursos e contestações.

NO AR 2 

Na semana passada, porém, a defesa do trompetista identificou que o vídeo ainda pode ser visto por meio do Instagram do senador eleito.

LIÇÃO 

"Ao que parece, o limitador de multa no valor de R$ 10 mil não foi suficientemente pedagógico a ponto de coibir o réu de seguir descumprindo a decisão liminar e mentir em juízo", afirma a advogada do artista, Tânia Mara Mandarino, em contestação à Justiça.

LIÇÃO 2 

Ela pede que Moro seja condenado por ato atentatório à dignidade da Justiça e por litigância de má-fé (quando há intenção de enganar o Judiciário). Procurada, a defesa do ex-juiz não respondeu até a conclusão desta edição.

EXAGERO

Ao contestar a indenização por danos morais solicitada pelo trompetista, os advogados Luis Felipe Cunha, suplente eleito do ex-juiz, e Bruno Roberto Vosgera classificaram o pedido como "absurdo" e afirmaram que o artista não provou os prejuízos gerados pela propaganda.

EXAGERO 2

"Eventual grau de culpabilidade do agente [Moro] é mínimo, uma vez que a imagem do autor apareceu no vídeo por menos de 2 segundos, sendo capturada em local público, bem como não havia qualquer conhecimento de que o autor possuía linha político-ideológica diversa do autor", disseram em contestação.

TUDO CERTO

"Não houve vulneração da intimidade, da vida privada ou de qualquer contexto minimamente tolerável, até porque o vídeo mostra o próprio autor em apresentação pública em praça", seguiram.

CACHÊ

O músico, por sua vez, relatou ao Tribunal de Justiça que chegou a ser questionado "se trocou suas convicções por um cachê" e que passou a ser olhado "com desconfiança por donos de bares onde era chamado para tocar".


NA PISTA

O presidente do GP de São Paulo de Fórmula 1, Alan Adler, recebeu o ex-governador João Doria no Baile de Gala Experience, realizado no Palácio Tangará, em São Paulo. O evento, que ocorreu na quinta-feira (10), antecedeu o torneio no autódromo de Interlagos deste final de semana. A apresentadora Luciana Gimenez, o ex-BBB Paulo André, o funkeiro Mc L7 e o surfista Italo Ferreira estiveram lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.