Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Nova York mobilizou até policiais à paisana contra bolsonaristas que atacaram ministros do STF

Manifestantes chegaram a se jogar na frente de uma Van que transportava os magistrados em evento de João Doria

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os ataques de bolsonaristas contra cinco ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que participaram de um evento do grupo Lide em Nova York nesta semana mobilizaram a polícia da cidade norte-americana e até mesmo a polícia diplomática dos EUA.

no meio de uma rua, em frente a um prédio com uma bandeira dos EUA, pessoas com cartazes em inglês e enroladas em bandeiras do Brasil
Manifestantes protestam contra ministros do Supremo que participam de evento em Nova York - Igor Gielow - 14.nov.2022/Folhapress

Na segunda-feira (14), primeiro dia do Lide Brazil Conference —e segundo dos protestos, que começaram no domingo (13)— , o Departamento de Polícia de Nova York (New York Police Department, ou NYPD), alertado pelo consulado-geral do Brasil na cidade, chegou a enviar oito policiais para a porta do Hotel Sofitel, onde os magistrados estavam hospedados.

Com o aumento da agressividade dos manifestantes, o efetivo quase dobrou no dia seguinte, para 15 policiais.

Cerca de metade deles eram do setor de inteligência; Se vestiam à paisana e não eram identificados como agentes pelos bolsonaristas, segundo uma fonte diplomática que participou das negociações com o NYPD.

(Veja vídeo dos protestos abaixo)

Outra parte estava uniformizada e fazia o policiamento ostensivo. E um terceiro grupo usava uniformes de tropa de choque. Sete viaturas tiveram que ser deslocadas para o hotel.

O Departamento de Estado dos EUA também foi acionado pelo consulado, e enviou agentes da polícia diplomática do país para monitorar os bolsonaristas.

Os protestos já eram previstos, mas a virulência dos manifestantes no primeiro dia surpreendeu: além de berrar e xingar, eles se aproximaram fisicamente de ministros, bateram nos óculos da mulher de um deles –e chegaram a se jogar na rua na frente de uma Van que os transportava, dando socos no carro para tentar impedir a viagem.

Outros convidados do evento também foram importunados, ouvindo gritos como "f.d.p", "corja", "comunistas", "vagabundos" e ameaças golpistas de que seria todos "presos pelos militares".

Um manifestante invadiu o Hotel Sofitel para assediar o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes.

Temendo o descontrole dos bolsonaristas, o consulado pediu reforço ao NYPD, e o efetivo policial praticamente dobrou.

A tensão em torno do evento, marcado para os dias 14 e 15 deste mês, começou no início de novembro.

Organizado pelo grupo da família do ex-governador de São Paulo João Doria, o Brazil Conference convidou empresários e economistas para debates com os ministros do STF.

A presença dos magistrados na cidade mobilizou o consulado-geral do Brasil: embora o evento fosse privado, já no dia 2, a embaixadora Maria Nazareth Farani Azevêdo comunicou o Itamaraty sobre a necessidade de apoio logístico aos integrantes do Supremo.

A luz amarela sobre a segurança acendeu no dia 10, quando um co-organizador da conferência telefonou ao consulado para dizer que tinha recebido "uma quantidade absurda de mensagens de protesto e de anúncios de manifestação".

A embaixadora Farani Azevêdo enviou então mensagens ao próprio STF fazendo o alerta, e passou a conversar com a polícia de Nova York, o NYDP, sobre a possibilidade de protestos.

O departamento informou que destacaria policiamento ostensivo para o local.

O consulado oficializou então o pedido de apoio tanto ao NYDP quanto ao Departamento de Estado (DOS), que comunicou que enviaria agentes da polícia diplomática para monitorar os protestos.

A convocação das manifestações passou a ser monitorada também pelas redes sociais: os manifestantes diziam que "recepcionariam" os magistrados para se manifestar contra "a censura no Brasil".

Com a agressividade inicial dos protestos, no dia 14, o consultado voltou a pedir providências ao NYPD, fazendo alertas também à embaixada do Brasil em Washington e à embaixada norte-americana em Brasília.

"O nível de violência foi grande", dizia um dos comunicados diplomáticos, informando que o próprio hotel comunicara ter oferecido serviços adicionais de segurança para serem contratados pelo Lide.

Do Brasil partiam também mensagens do STF, informando o consulado que ministros relatavam que manifestantes estariam adentrando o saguão do hotel, constrangendo magistrados e seus familiares e depredando veículos.

A embaixadora Farani Azevêdo foi ao encontro dos integrantes do STF no hotel Sofitel. Da reunião participaram também policiais de Nova York.

A embaixadora Maria Nazareth Farani Azevêdo - Jefferson Rudy/Agência Senado

Com a chegada do reforço, os xingamentos continuaram. Mas os ministros e demais convidados puderam se locomover sem risco à sua integridade física.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.