Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta vai desfilar com Olodum em SP

Cortejo vai descer a rua da Consolação com o tema 'Atentos e Fortes'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O bloco Acadêmicos do Baixo Augusta vai desfilar no Carnaval de 2023, em São Paulo, com o grupo baiano Olodum. Na próxima folia, o grupo sairá às ruas com o tema "Atentos e Fortes".

Foliões ocupam vale do Anhangabaú durante apresentação do Bloco Academicos do Baixo Augusta
Foliões ocupam vale do Anhangabaú durante apresentação do Bloco Academicos do Baixo Augusta - Eduardo Knapp - 24.abr.2022/Folhapress

O Baixo Augusta, que tradicionalmente acontece no domingo pré-Carnaval e então vai desfilar no dia 12 de fevereiro, vai descer a rua da Consolação em direção ao centro da capital paulista.

A cantora Gal Costa, morta aos 77 anos no mês passado, também será homenageada ao longo do desfile.

O Baixo Augusta diz que o tema deste ano tem como objetivo "alertar sobre as ameaças que ainda existem à democracia, aos direitos humanos e à cultura, mesmo depois da derrota de [Jair] Bolsonaro".

Os ensaios do grupo vão ocorrer nos dias 22 e 29 de janeiro, e no dia 5 de fevereiro, no Galpão do Armazém do Campo do MST, na Barra Funda. A entrada será gratuita.


VI E VIVI

A jornalista e apresentadora Sandra Annenberg durante as gravações da Retrospectiva 2022, da TV Globo, no Museu Nacional, no Rio de Janeiro - Leonardo Rosário/Globo/Divulgação

A guerra na Ucrânia, a morte da rainha Elizabeth 2ª, as eleições brasileiras e a chegada aos 80 anos de ídolos como Gilberto Gil, Paulinho da Viola e Caetano Veloso serão alguns dos acontecimentos deste ano relembrados pela Retrospectiva 2022, da TV Globo.

A tradicional atração vai ao ar no próximo dia 30, com apresentação de Sandra Annenberg. O programa foi rodado nas dependências do Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, que vem sendo reconstruído desde o incêndio ocorrido em 2018.

"Gravar a apresentação da Retrospectiva 2022 lá teve um simbolismo muito grande porque estamos num momento de reconstrução do país, tanto quanto o Museu Nacional", diz Annenberg.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.