Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Pesquisadores pedem ao governo Lula revogação do programa de escolas cívico-militares

Modelo foi uma das principais bandeiras da gestão Bolsonaro na educação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Pesquisadores e organizações da sociedade civil pedem que o governo do presidente eleito Lula (PT) revogue, em caráter de urgência, o Pecim (Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares).

A iniciativa foi uma das principais bandeiras de Jair Bolsonaro (PL) na educação. O modelo prevê a gestão compartilhada das unidades entre militares e secretarias de educação.

"A militarização das escolas fere os princípios constitucionais da liberdade de aprender, ensinar, pesquisar", defende o grupo em documento encaminhado à equipe de transição de Lula.

O texto é assinado por profissionais do Instituto Pólis, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), da Fiocruz e da ONG Ação Educativa, entre outros.

No documento, os pesquisadores indicam outras sugestões de políticas públicas consideradas prioritárias para a juventude.


HORA DA ESTRELA

O maestro Josoé Polia compareceu à pré-estreia do filme "Clarice Lispector: A Descoberta do Mundo", realizada no Espaço Itaú de Cinema Augusta, em São Paulo, na noite de segunda-feira (5). Criado a partir de depoimentos da escritora e entrevistas com amigos e familiares, o ensaio documental é dirigido por Taciana Oliveira, que recebeu convidados durante a sessão. A artista plástica ítalo-brasileira Maria Bonomi também esteve lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.