Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Planos de saúde devem encerrar 2022 com 1,5 milhão de novos beneficiários, projeta federação

Se os dados se confirmarem, esta será a maior taxa de crescimento do setor desde 2013

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os planos de saúde devem encerrar 2022 com 1,5 milhão de novos beneficiários na modalidade médico-hospitalar, alcançando a marca de 50,4 milhões de vidas cobertas. A projeção é da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), entidade que representa os principais grupos de operadoras de planos e seguros privados do segmento no país.

Enfermeira observa os monitores da Central de Monitoramento Assistencial do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo - Lalo de Almeida - 27.mai.2019/Folhapress

EM ALTA

Se os dados se confirmarem, este será o maior nível de usuários alcançado em oito anos —e a maior taxa de crescimento do setor desde 2013, com alta de 3,1%. Em outubro deste ano, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) contabilizava 50,2 milhões de beneficiários.

ALTA 2

Os planos de saúde já vinham ganhando usuários mensalmente e de forma contínua desde junho de 2020, com a chegada da pandemia de Covid-19. Para a FenaSaúde, o resultado positivo neste ano reflete, mais do que a crise sanitária, a redução da taxa de desemprego no país.

NO VERMELHO

A situação financeira das operadoras de planos de saúde, no entanto, ainda inspira preocupação. Um prejuízo operacional de R$ 5,5 bilhões foi registrado no terceiro trimestre de 2022.

NO VERMELHO 2

Na somatória, já são seis trimestres com resultados operacionais negativos, além de um índice de sinistralidade (relação entre despesas assistenciais e as receitas) próximo a 90%.

DESAFIO

"A saúde suplementar se vê diante do desafio de garantir a sustentabilidade do setor em meio às profundas transformações sociais, econômicas e tecnológicas ocorridas nas últimas décadas", afirma a diretora-executiva da FenaSaúde, Vera Valente.

DESAFIO 2

"’A principal missão do setor está na ampliação do acesso aos serviços de assistência médico-hospitalar de qualidade no país. Para isso, defendemos uma série de mudanças, como a modernização do marco regulatório do setor, o controle de custos em saúde, a maior flexibilidade para alteração da rede assistencial e a melhor integração entre a saúde suplementar e o SUS", acrescenta a diretora-executiva da entidade.


PALCO

O cantor, escritor e jornalista Cadão Volpato se apresentou ao lado do músico Tom Volpato, seu filho, na noite de quinta-feira (22), no Galpão Olga, em São Paulo. A consultora de arte Patricia Olivetto e a designer Roberta Cardoso foram prestigiar a dupla.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.