Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Lula avalia que Múcio errou ao chamar atos golpistas de 'democráticos'

Ele afirmou que tinha até amigos e familiares nos acampamentos golpistas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente Lula (PT) avalia que seu governo errou ao tratar os acampamentos golpistas montados no QG do Exército como simples protestos democráticos.

Na semana passada, ao tomar posse, o ministro da Defesa, José Múcio, declarou que tinha até amigos e familiares que participavam dos atos, e que eles eram pacíficos e seriam desarmados com o tempo, sem a necessidade de repressão.

O presidente Lula durante entrevista coletiva concedida em Araraquara (SP), em meio a atos de vandalismo contra as sedes dos Três Poderes, em Brasília - Joel Silva - 8.jan.2023/Folhapress

"Aquelas manifestações no acampamento, e eu digo com muita autoridade porque tenho familiares e amigos lá, é uma manifestação da democracia", disse ele a jornalistas em entrevista coletiva, pouco depois de assumir o cargo.

Segundo Lula afirmou a outros ministros de sua equipe, faltou pulso firme e visão real de Múcio, e, portanto, de seu próprio governo, sobre o perigo que golpistas acampados em plena área militar representavam.

Teria sido necessária uma medida mais firme para dispersar os acampamentos, o que só começou a ser feito nesta segunda (9), depois que os criminosos invadiram e depredaram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF).

Há uma avaliação de que falharam também áreas de inteligência do Ministério da Justiça, comandado por Flávio Dino, e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que não monitoraram adequadamente a chegada em Brasília de bolsonaristas golpistas em mais de 80 ônibus.

Desde a posse de Lula, Dino definia os acampamentos montados em frente a unidades do Exército em todo o país como incubadoras de terroristas.

Eles pediam um golpe militar para manter o então presidente Jair Bolsonaro (PL) no poder.

Um empresário que participava deles chegou a planejar explodir um caminhão de combustíveis nas cercanias do aeroporto de Brasília, e acabou preso.

Antes de depredarem o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o STF, os golpistas protagonizaram diferentes casos de violência que incluíram ato de terrorismo, depredações, agressões, sabotagem, saques, sequestro e tentativa de homicídio.


PALCO

A atriz Ana Beatriz Nogueira recebeu convidados na estreia da peça "Um Dia a Menos", no teatro Renaissance, em São Paulo, na noite de sábado (7). O ator e diretor Elias Andreato e o ator Nilton Bicudo prestigiaram o evento. A atriz Bárbara Bruno e sua filha, a também atriz Vanessa Goulartt, passaram por lá.

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.