Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Polícia do Senado prende 30 manifestantes golpistas que invadiram a Casa

Congresso já foi esvaziado, segundo secretaria; manifestantes foram enquadrados por atentar contra o Estado de Direito

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Secretaria de Polícia do Senado Federal prendeu neste domingo (8), em flagrante, 30 manifestantes que invadiram o plenário da Casa.

Eles foram detidos pelos crimes de dano ao patrimônio e de invasão de prédios públicos, entre outros. As detenções serão comunicadas à Justiça.

Bolsonaristas em torno do Congresso durante ataque antidemocrático neste domingo (8) - Adriano Machado/Reuters

Os manifestantes foram enquadrados no artigo 359-L do Código Penal, que versa sobre "tentar, com emprego de violência ou grave ameaça, abolir o Estado democrático de Direito", e no artigo 163, que dispõe sobre destruir a coisa alheia e sobre danos causados "contra o patrimônio da União, de Estado, do Distrito Federal, de Município ou de autarquia, fundação pública", entre outros.

O diretor da secretaria, Alessandro Morales, afirma ainda que o Senado investigará cada um dos golpistas que invadiram a Casa, identificando e definindo o crime que cada um cometeu.

"Tudo será apurado. Há um circuito de câmeras que nos permite saber o que cada um fez ao invadir o Senado", afirma.

O salão azul do Senado, que fica ao lado do plenário, foi depredado, segundo ele, bem como o salão verde da Câmara dos Deputados. De acordo com a secretaria, o Congresso já se encontra esvaziado no fim da tarde deste domingo.

A invasão não foi uma surpresa para a segurança da Casa.

No sábado (7), a Secretaria de Polícia do Senado Federal entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal para pedir um reforço policial em torno do Parlamento.

O órgão já tinha recebido informações de que bolsonaristas criminosos e golpistas, acampados em frente ao Exército, preparavam uma invasão à Casa. E entrou em alerta máximo.

O reforço seria fundamental já que nem o Senado nem a Câmara dos Deputados dispõem de um efetivo numeroso para conter os criminosos.

A coluna apurou que o pedido foi solenemente ignorado, e que nada foi feito pelo Governo do Distrito Federal.

As presidências do Senado, da Câmara dos Deputados e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) já foram informados sobre o episódio.


TERCEIRO SINAL

A atriz Rita Guedes recebeu convidados na estreia da peça "Uma Relação Tão Delicada", estrelada por ela e por Amanda Acosta, no Teatro UOL, em São Paulo, na sexta (6). A atriz Lilian Blanc esteve lá. O diretor Kleber Montanheiro também compareceu.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.