Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Advogados denunciam 'perseguição' de vereadora cassada por denunciar suposta apologia do nazismo

Defesa de Maria Tereza Capra afirma que decisão é 'abuso de maioria parlamentar' e que vai recorrer à Justiça

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O grupo Prerrogativas, composto por advogados, juristas e defensores, afirma que a decisão da Câmara de São Miguel do Oeste (SC) de cassar o mandato da vereadora Maria Tereza Capra (PT) é uma "bárbara perseguição".

Ela foi acusada de quebra de decoro parlamentar e se tornou alvo de um processo de cassação por criticar manifestantes bolsonaristas que cantaram o hino nacional enquanto faziam um gesto semelhante à saudação nazista "Sieg Heil". O episódio ocorreu em novembro do ano passado, durante um ato golpista na cidade catarineste.

Bolsonaristas fazem gesto semelhante ao nazista durante ato em SC - Reprodução Nsc Total - 2.nov.2022/Twitter

Por dez votos a um, vereadores da cidade de São Miguel do Oeste decidiram pela cassação do mandato da petista). A sessão extraordinária para votar o relatório final da Comissão de Inquérito do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar começou às 18h de sexta (3) e terminou quase dez horas depois, na madrugada deste sábado (4).

Segundo a alegação da acusação, Maria Tereza Capra teria propagado notícias falsas e atribuído aos cidadãos de São Miguel do Oeste o crime de saudar o nazismo de ser berço de célula neonazista. Os advogados Fabio Tofic Simantob e Sergio Graziano atuaram na defesa da vereadora.

A vereadora Maria Tereza Capra (PT) - Divulgação

Tofic afirma que a decisão "é um claro abuso de maioria parlamentar". "A Constituição garante a imunidade do parlamentar pelas suas palavras, votos e opiniões. Ela não divulgou nenhum fato mentiroso. O que ela fez, assim como todas as pessoas de bom senso, foi interpretar aquela reunião que emulava de forma evidente um gesto nazista, e manifestou uma revolta", segue ele.

O advogado diz que vai recorrer à Justiça para tentar reverter a decisão.

O grupo Prerrogativas também destaca que Maria Tereza Capra foi vítima de ameaças. A vereadora petista afirma que teve seu carro riscado por detratores e passou a ser perseguida após criticar a saudação feita por bolsonaristas. Para se proteger, a parlamentar deixou sua cidade e o estado catarinense.

"O processo de cassação foi um jogo de cartas marcadas, que tenta encobrir, de maneira brutal, a insanável nódoa da tolerância com o filo-nazismo na cidade. Essa abominável decisão terá que ser revertida", afirma ainda a nota divulgada pelo grupo.

Os advogados do Prerrogativas defendem também que o mandato dela "precisa ser restaurado, assim como é imperativo que haja plenas condições de segurança para que a vereadora exerça o seu mandato".

E seguem: "Acima de tudo, haveremos de banir o extremismo fanatizado de direita, cuja associação com o nazismo salta aos olhos e não pode ser ocultada com a punição daqueles que a denunciam".

O episódio se tornou objeto de investigação do Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC). Uma investigação preliminar do órgão, porém, considerou que o gesto não foi feito com a intenção de fazer apologia ao nazismo.

O episódio foi investigado pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações), uma força-tarefa coordenada pelo MP-SC em conjunto com as diferentes polícias, servidores da Fazenda e bombeiros com a finalidade de identificar, prevenir e reprimir organizações criminosas.

Em nota, o Ministéiro Público disse que o gesto realizado pelos manifestantes foi feito após eles serem conclamados pelo locutor do evento, um empresário local, a estenderem a mão sobre o ombro da pessoa da frente. Ou, se não houvesse, para que estendessem o braço, a fim de "emanar energias positivas". Para chegar a tal conclusão, o Gaeco teria identificado manifestantes, analisado imagens e conversado com testemunhas dos atos, incluindo policiais e repórteres.

O relatório produzido pelo grupo foi encaminhado para a 40ª Promotoria de Justiça de Florianópolis.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.