Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Dilma e Lula discutem nome de Alckmin para conselho do banco dos Brics

Ex-presidente quer, na instituição, representantes do Brasil alinhados com sua visão sobre a economia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que relutava em assumir a presidência do banco do Brics, o bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, responderá diretamente ao presidente Lula (PT) sobre sua gestão na instituição —e não ao Ministério da Fazenda, hoje comandado por Fernando Haddad, como ocorreu com antecessores dela.

Geraldo Alckmin, Dilma Rousseff e Lula durante evento com partidos e movimentos sociais, em Porto Alegre - Diego Vara - 1º.jun.2022/Reuters

LINHA DIRETA

A condição de ex-presidente, e ainda a proximidade pessoal dela com Lula, tornaram a situação natural. E era uma das premissas para que ela aceitasse a missão.

LINHA 2

Dilma também conversou com Lula sobre a necessidade de ter, na estrutura do banco, representantes do Brasil alinhados com a visão dela sobre a economia brasileira e também sobre as relações internacionais.

COLEGIADO

Há alguns dias, ela, Lula e Haddad discutiram nomes que devem ser indicados ao conselho de governadores, que tem os representantes dos países que integram o bloco, e ao conselho de diretores do banco.

COLEGIADO 2

O vice-presidente Geraldo Alckmin, que é também ministro da Indústria e Comércio, será convidado para representar o Brasil no conselho de governadores como uma espécie de suplente de Fernando Haddad —que, como titular da Fazenda, integra o colegiado.

COLEGIADO 3

Outro nome que chegou a ser cotado para um dos cargos de representação foi o da ministra Esther Dweck, da Gestão e Inovação, mas ainda não há definição sobre os demais indicados além de Geraldo Alckmin.


FLASH

O fotógrafo Bob Wolfenson recebeu convidados no lançamento da obra "O Livro Falado", que reúne fotos de toda a sua carreira. O evento ocorreu na segunda (6), em SP, no Museu da Imagem do Som (MIS), que organiza uma exposição de produções do artista. A vice-presidente e o presidente do Instituto Olga Kos, Olga e Wolf Kos, passaram por lá. O fotógrafo João Farkas e o designer Kiko Farkas estiveram presentes.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.