Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Embaixada da França promoverá maratona para criar verbetes de mulheres cientistas na Wikipedia

Aberta a todos, ação terá participação de Nina da Hora, Marcele Oliveira e Zaika dos Santos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Embaixada da França no Brasil e a Aliança Francesa promoverão na próxima quarta-feira (8), por ocasião do Dia Internacional da Mulher, uma maratona de edição de verbetes para incluir mais perfis de mulheres cientistas na Wikipédia.

Folhinha entrevista Natalia Pasternak para o Dia das Meninas e Mulheres nas Ciências
Ilustração da cientista Natalia Pasternak, de autoria de Catarina Pignato - Catarina Pignato

Mulheres da ciência e da tecnologia que são autoras de feitos consideráveis e ainda não têm um artigo no site, como as cientistas Andreia Coutinho e Zelia Ludwig e a matemática Eliza Maria, a primeira mulher negra a ter doutorado na área no país, serão contempladas.

A ação, intitulada "Editatona (Wikitathon)", contará com a participação da cientista da computação Nina da Hora, da produtora cultural Marcele Oliveira e da artista Zaika dos Santos, além de editores da Wiki Movimento Brasil.

Todos eles estarão presentes no auditório da Aliança Francesa Botafogo, no Rio de Janeiro, onde será realizado o evento "Desbravadoras". Na ocasião, será lançada uma exposição de arte e a nova temporada do podcast Mentes Pesquisadoras.

Interessados em colaborar com a criação de verbetes também poderão participar virtualmente, por meio de uma sala que será aberta na plataforma Zoom. De acordo com a organização, não é necessário ter experiência prévia, "apenas vontade de aprender".


PLAY

A rapper paulista Bivolt - Fernanda Pompermayer/Divulgação

A rapper Bivolt lançará nesta sexta-feira (3) seu novo single, "Tira uma Foto", pelo selo Som Livre. Feita em parceria com o produtor musical Nave Beatz, a faixa trará versos sobre o luxo e a vida de artista. Ainda nesta sexta, será disponibilizado ao público, por meio do YouTube, um videoclipe gravado com a cantora na noite paulistana. Para divulgar o seu novo trabalho, Bivolt realizou um ensaio fotográfico com styling assinado por Gisah Estela e direção criativa de Drica Lara.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.