Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus LGBTQIA+

Erika Hilton pede a Moraes medidas cautelares contra Nikolas Ferreira por transfobia nas redes

Deputada diz que colega tem disseminado notícias falsas sobre mulheres trans desde episódio na Câmara

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) enviou ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes um pedido de adoção de medidas cautelares contra Nikolas Ferreira (PL-MG), seu colega de Câmara dos Deputados. A parlamentar pede que o bolsonarista tenha seus perfis nas redes sociais suspensos para evitar a disseminação de supostas notícias falsas contra pessoas trans.

Hilton afirma que, desde que fez uma fala transfóbica no plenário da Câmara dos Deputados no Dia da Mulher, o deputado do PL compartilhou vídeos que reproduzem o seu discurso, reiterou seu posicionamento e compartilhou manifestações de personalidades que saíram em sua defesa.

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) em Belo Horizonte, na primeira foto, e durante discurso feito na Câmara dos Deputados no Dia de Mulher - Douglas Magno - 19.out.2022/AFP/ e Reprodução - 8.mar.2022/TV Câmara

Na petição apresentada ao STF, Hilton lista 19 publicações feitas pelo parlamentar em diferentes redes sociais sobre o episódio ou atacando pessoas trans.

Ao ministro Alexandre de Moraes, a deputada pede que Nikolas seja incluído no inquérito das fake news aberto pela corte por induzir os brasileiros "a uma narrativa não verídica a respeito da população de mulheres trans e travesti".

"Ao apresentar esse discurso a milhões de seguidores virtuais, o deputado promove um completo desvirtuamento de sua função pública, propagando informações falsas a respeito da identidade de gênero de um número expressivo de cidadãs brasileiras", afirma Erika Hilton, uma das primeiras pessoas trans eleitas para o Congresso Nacional.

De acordo com um levantamento feito pela equipe da parlamentar, o deputado bolsonaristas ganhou mais de 290 mil novos seguidores no Instagram e mais de 40 mil no Twitter desde que discursou de peruca no plenário da Câmara e ironizou a existência de mulheres trans.

"Está evidente que o Deputado Nikolas Ferreira, além de manter atividade criminosa constante de disseminar notícias falsas, transfobia e incitação à transfobia por todas as suas redes sociais, ainda está intencionalmente obtendo vantagem com a prática delituosa", afirma Hilton.

Além da suspensão das redes de Nikolas até que seja apurada a sua responsabilidade quanto à suposta prática de transfobia, Erika Hilton pede ao Supremo que determine a remoção de todas as postagens do deputado que "trazem conteúdos mentirosos e transfóbicos a respeito da população trans e travestis".

"O comportamento do deputado Nikolas Ferreira, no que diz respeito à transfobia, é recorrente e afrontoso à ordem jurídica no país, bem como às instituições de Justiça. Mesmo já sendo investigado pela prática de transfobia em pelo menos dois outro casos, o deputado deliberadamente escolheu realizar um discurso ofensivo e criminoso no dia 8 de março", afirma a parlamentar.

Na semana passada, ao se manifestar sobre as reações à sua fala na Câmara dos Deputados, Nikolas se defendeu e afirmou que não houve transfobia.

"Defendi o direito das mulheres de não perderem seu espaço nos esportes para trans —visto a diferença biológica—e de não ter um homem no banheiro feminino. Não há transfobia em minha fala. Elucidei o exemplo com uma peruca (chocante). O que passar disso é histeria e narrativa", escreveu nas redes.

Em 2019, os crimes de transfobia e homofobia foram equiparados ao crime de racismo pelo STF.


TERCEIRO SINAL

O ator Antonio Fagundes prestigiou a estreia da peça "A Herança", sucesso da Broadway que chega ao país com idealização de seu filho, o ator Bruno Fagundes, que também integra o elenco. A atriz Juliana Caldas compareceu à primeira apresentação do espetáculo, realizada no Teatro Vivo, em São Paulo, na semana passada.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.