Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Viúva de Pelé abre mão de ser inventariante para goleiro Edinho administrar herança

Casada com o craque desde 2016, ela tinha o direito, por lei, de administrar o espólio até a divisão dos bens

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A viúva de Pelé, Márcia Aoki, abriu mão de ser a inventariante do espólio deixado por Pelé.

A lei determina que o cônjuge sobrevivente tem o direito de exercer a função. Ela, no entanto, declinou, e o inventariante será o goleiro Edinho, um dos seis filhos do rei.

Na petição apresentada à Justiça, ela afirma que pretende evitar disputas infrutíferas e que atende a pedido dos filhos do ex-craque.

Pede ainda que que o goleiro Edinho, filho dele, seja nomeado e, como prevê a lei, preste contas periódicas aos outros herdeiros.

Assim que o inventário foi aberto, Edinho pediu oficialmente para assumir a missão, alegando que estava na posse e na administração dos "bens do inventariado".

Márcia Aoki, viúva de Pelé, durante a cerimônia do prêmio Fifa The Best, em Paris - Franck Fife - 27.fev.2023/AFP

A juíza Suzana Pereira da Silva, da 2ª Vara de Família e Sucessões de Santos, no entanto, negou o pleito.

Ela alegou que a viúva seria a primeira na ordem de nomeação legal, e determinou que Márcia fosse ouvida sobre o interesse em assumir a missão.

A viúva decidiu abrir mão de seu direito em nome da conciliação da família, segundo o advogado Luiz Kignel, do PLKC Advogados, que a representa no processo.

"A Márcia acha que o bem maior a ser preservado é a boa convivência da família, e a memória de Pelé. Isso está acima de tudo para ela", afirma Kignel.

Os irmãos de Edinho não se opuseram ao pedido dele de ser o inventariante, e a Justiça deve então sacramentar seu nome na função.

Um outro pedido do goleiro, o de que o processo tramitasse em sigilo, foi negado pela juíza.

O ex-jogador deixou uma herança estimada em US$ 15 milhões. Além de uma casa no Guarujá, ele tinha investimentos em outros imóveis comerciais e parte dos direitos sobre a marca "Pelé".

O ex-craque morreu em dezembro, aos 82 anos, vítima de um câncer.

Márcia e Pelé se casaram em julho de 2016. Ele já tinha 75 anos.

Como a lei obriga todas as pessoas que têm mais de 70 anos a se casarem no regime de separação obrigatória de bens, Márcia não teria direito à herança depois da morte do marido.

Pelé, no entanto, deixou um testamento, assinado em 2020, destinando 30% de seu patrimônio a ela —e especificou justamente a casa dele no Guarujá como bem que deve ficar com Márcia.

O patrimônio do craque deve ser ainda dividido entre seis filhos e os dois netos de sua filha Sandra, que morreu de câncer em 2006.

Desta forma, a viúva será a principal herdeira. Cada um dos demais deverá ficar com cerca de 10% do total dos bens.

Pelé admitiu ainda em seu testamento que pode ter uma outra filha, fruto de um relacionamento com Maria do Socorro Azevedo, que movia uma ação na Justiça para que ele reconhecesse a paternidade.

Os herdeiros de Pelé já foram orientados a se submeter a um exame de DNA para, em caso positivo, agilizar o reconhecimento e o andamento do inventário.


FLASH

O fotógrafo Bob Wolfenson recebeu convidados no lançamento da obra "O Livro Falado", que reúne fotos de toda a sua carreira. O evento ocorreu na segunda (6), em SP, no Museu da Imagem do Som (MIS), que organiza uma exposição de produções do artista. A vice-presidente e o presidente do Instituto Olga Kos, Olga e Wolf Kos, passaram por lá. O fotógrafo João Farkas e o designer Kiko Farkas estiveram presentes.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.