Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Paulo Coelho não recebeu convite para a posse e reclamou de ingratidão de Lula

Esquecimento explicaria o sentimento de decepção do escritor, que chamou gestão do petista de 'patética'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente Lula (PT) não convidou Paulo Coelho para a sua posse em Brasília, no dia 1º de janeiro.

A festa foi organizada pessoalmente pela primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja. O esquecimento foi encarado como uma desfeita por amigos do escritor e explicaria, em parte, o sentimento de decepção de Coelho com o petista.

0
O escritor Paulo Coelho em sua casa, em Genebra, na Suíça - Niels Ackermann - 28.abr.2018/Lundi13/Folhapress

O escritor já reclamou a interlocutores da ingratidão do presidente da República e de pessoas próximas a ele, que em momentos de dificuldade buscaram o seu apoio —jamais negado.

Coelho apoiou Lula nos momentos mais difíceis que enfrentou na década passada, quando o PT colheu derrotas jurídicas que acabaram tirando o partido do poder.

Na época do julgamento do mensalão, por exemplo, ele recebeu o ex-ministro José Dirceu em sua casa, no sul da França. Os dois passaram o Réveillon juntos.

Dirceu era então demonizado por setores da classe média. Mas o escritor não apenas o acolheu como se deixou fotografar com ele, dando ampla divulgação ao encontro.

Coelho também apoiou Lula em diferentes eleições e chegou a gravar depoimentos para programas de TV do petista. Segundo ele, as manifestações de apoio o levaram a perder leitores, mas o escritor se manteve firme em sua posição.

Os atos de governo do petista também estariam frustrando o escritor –que decidiu, então, tornar públicas suas críticas. No domingo (26), Coelho criticou o atual mandatário por meio de suas redes sociais.

"Décadas apoiando Lula, noto que seu novo mandato está patético", escreveu, antes de citar os recentes embates de Lula com o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) e com o Banco Central. "Não devia ter me empenhado na campanha. Perdi leitores (faz parte), mas não estou vendo meu voto ter valido a pena."

Mesmo morando em Genebra, na Suíça, e não tendo certeza se poderia vir ao Brasil para a posse, o escritor gostaria que Lula tivesse desejado a sua presença.

Paulo Coelho destacou que apoiou o petista em todas disputas eleitorais recentes, tendo o presidente pedido ou não e mesmo diante de prejuízos que teria sofrido entre seus leitores.

Apesar da mágoa, pessoas próximas ao escritor ouvidas pela coluna acreditam que um "armistício" possa ser selado entre ele o presidente da República em breve.


PALCO

A cantora Marina Sena passou pelo espaço VIP do Lollapalooza Brasil 2023, realizado no autódromo de Interlagos, em São Paulo, no último fim de semana. O rapper Rincon Sapiência e a cantora, escritora e ativista Preta Ferreira também prestigiaram o festival.

com CLEO GUIMARÃES (interina), BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.